LIÇÕES

Devocional 18-01

18 de Janeiro

Leitura bíblica: 2 Timóteo 2.22-4.8

A Palavra de Deus é rica! Nas últimas semanas, compartilhei alguns princípios sobre discipulado através da 2a Carta de Paulo a Timóteo. Mas gostaria de pontuar mais alguns. Vamos lá?

1) DISCIPULADO É PREPARAR PESSOAS PARA SE RELACIONAR COM SABEDORIA

“Evite as discussões insensatas e absurdas, pois vocês sabem que elas só provocam brigas…” (2v.23)

Vivemos tempos de polarização, em que as pessoas querem falar e não querem ouvir. Precisamos escolher nossas guerras! Não podemos desgastar nossas emoções ou nossa credibilidade em coisas desnecessárias. Quantas pessoas conhecemos que são grandes pregadores, mas péssimos em seus relacionamentos?

2) DISCIPULADO É AJUDAR A PENEIRAR OS RELACIONAMENTOS

“Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor” (2v.22) / “Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e sofrimentos que enfrentei…” (3v.10).

Precisamos nos livrar de relacionamentos tóxicos, de influências que nos tiram de um caminho de crescimento. E é preciso observar com atenção o que as boas influências têm para nos oferecer!

– O melhor caminho para crescermos sem ninguém ter que ficar dando bronca na gente é através de uma observação atenta e comprometida com aprendizado. Aprender com os erros do outro. Aprender com os acertos. É preciso ter observação, modelo, conversas.

3) DISCIPULADO É INCENTIVAR A VIVER UMA VIDA PARA SERVIR A DEUS E AO PRÓXIMO

“Pregue a Palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina” (4v.2).  

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade (2v.15). O discipulado não é alguém ficar sendo cuidado a vida toda. Mas essa pessoa precisa ser preparada pra frutificar também. Quantos estão dispostos pregar e a insistir na pregação, mesmo quando as dificuldades se levantam? Quantos estão dispostos a pagar o preço de corrigir e repreender com toda a paciência?

4) DISCIPULADO É INCENTIVAR SEU DISCÍPULO A PERMANECER FIRME ATÉ O FIM:

“Cumpra plenamente o seu ministério.” (4v.5)/ “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (4v7).

Eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia (1v.12).

João 15 fala que fomos escolhidos para dar frutos e frutos que permanecem. Não adianta sermos uma igreja grande, mas vivendo um ciclo constante de pessoas entrando e saindo. É preciso ser fiel até o fim! Paulo foi um fruto gerado por Ananias, por Barnabé. E foi um fruto que permaneceu até o fim. Glória a Deus por isso. E ele quer que seus frutos permaneçam também. Você está disposto/a a permanecer?

Pr. Marcelo Barros