18 de Janeiro
Leitura bíblica: Salmo 90.17
Este salmo parece ser usado em um momento de memória no culto, quando o povo, talvez nas grandes festas, se lembrava da entrada e saída da terra de Canaã. Os agradecimentos e reconhecimentos pelos eventos passados de Deus continuam entremeando pelas dores presentes.
A frase “seja sobre nós a graça de Deus” possui diversas traduções no Antigo Testamento, momento em que a graça é trazida como favor, bondade, bênção e disponibilidade. Considerando toda fragilidade humana, toda a esperança se volta integralmente para Deus, como o salmista faz. Desse modo, só podemos contar com a graça, e suplicar que ela venha sob todos nós. A graça sobre nossa cabeça é proteção, direção e consolo. Além disso, também é renovação e propósito.
Sendo assim, a graça sobre nós é a certeza do amparo e do acolhimento que temos. Ela confirma “todas as obras de nossas mãos”. Esta expressão também se traduz de muitos jeitos, como por exemplo: “faze prosperar nossos esforços” ou “dê-nos sucesso em tudo que fizermos”.
Que nossas obras nos acompanhem, Senhor, e que elas falem da Tua misericórdia e graça. Que o Senhor nos abençoe em nosso trabalho!
Ziletai Alves Oliverio | Presidente da Sociedade Metodista de Mulheres