LIÇÕES

Devocional 18-05

18 de Maio

Leitura bíblica: 1Tessalonicenses 1.5

Paulo afirmou que o seu ministério se baseava em duas coisas: a graça de Deus e o poder de Deus. “[…] por meio do evangelho. Do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus, a mim concedida, segundo a força operante do seu poder” (Ef 3.6-7). Tanto o seu chamado para o ministério como o seu ministério diário e contínuo eram realizados através da energia e dotação de Deus “que opera eficientemente em mim” (Cl 1.29). Paulo estava sempre consciente do imenso poder de Deus operando nele e através dele. Teria sido inconcebível para ele trabalhar para Deus sem esse poder. 

A operação de Deus nele e através dele era muito mais importante do que o seu trabalho para Deus. Ele trabalhava incansavelmente porque Deus operava mui poderosamente nele. Para Paulo, o trabalho externo dependia do trabalho interno de Deus. Ele só podia fazer para Deus aquilo que Deus fazia nele e através dele. Não existe outro caminho para o ministério eficaz. 

Somos tolos ao pensar que treinamento, habilidade e experiência constituem uma alternativa para o poder de Deus. Não existe alternativa. O poder de Deus não nos torna passivos. Longe disso! O imenso poder de Deus foi a razão de Paulo trabalhar dia e noite com uma intensidade à qual se referiu como esforço. “… me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim” (Cl 1.29).O termo grego é agonizomai. É a palavra usada para os competidores nas Olimpíadas gregas. Pode ser traduzido como “lutar, travar forte conflito, combater, esticar cada nervo para alcançar um objeto”. A ideia envolve trabalho, perseverança e o máximo de esforço.

Algumas vezes Deus opera com grande poder, sem que percebamos. Deus opera muitas vezes silenciosamente no coração e na vida das pessoas enquanto a Sua graça preventiva as prepara para o Seu grande dia de salvação, reavivamento e vitória. Devemos perseverar em oração, total obediência e total dependência de Deus nestes tempos de espera. Deus não nos esqueceu ou esqueceu suas metas divinamente escolhidas. Ele está reunindo os seus recursos. Está organizando os seus preparativos absolutos para o grande dia de poder e triunfo, em direção ao qual Ele está nos guiando. 

Não exija uma grande sensação do poder de Deus em operação, mas espere várias e repetidas ocasiões graciosas em que Deus tornará você abençoadamente sensível à Sua presença santa e ao trabalho silencioso ou visível do Seu poder. O poder de Deus é absoluto. A sua percepção dele não é absoluta. Mas, se você quase nunca toma conhecimento do Seu poder atuante, está na hora de analisar seu coração. Se você perceber que o Espírito poderoso de Deus o pressiona fortemente para orar, guiando-o em oração e adicionando o Seu poder e autoridade à sua oração, saiba então que o Seu poder está revestindo você, embora não veja o poderoso resultado das Suas respostas à sua oração.

Satanás parece capaz de lançar uma sombra escura sobre você, enquanto ora e tenta ministrar para Deus. Ele parece bloquear por algum tempo toda percepção da presença e poder de Deus. É essa a sua experiência hoje? Não se alarme com esses momentos. Fique firme e ore; continue trabalhando em total dependência do poder de Deus, mesmo quando não puder vê-lo ou senti-lo em operação. Da mesma forma que sentiu a presença e o poder de Deus no passado, irá senti-los de novo. 

Você está em meio a um conflito com os poderes das trevas. A sua experiência não é única. Os santos mais excelentes de Deus tiveram às vezes dias, semanas e até meses de trevas como essas. Mas a resposta de Deus sempre reaparece. Não tente sair do trem enquanto ele atravessa o túnel. Você está ainda a caminho da grande vitória de Deus. Fique firme, e o poder de Deus será novamente revelado.

Em Cristo,

Pra. Joseane Goese