LIÇÕES

Devocional 18-10

18 de Outubro

Leitura bíblica: Salmo 141.5-10

O salmo 141, escrito por Davi, é uma fonte de inspiração para nos consagrarmos mais ao Senhor. O texto cita algumas partes do corpo que demonstram o nível de sua dedicação espiritual. O quê, além dos ouvidos, das mãos, dos lábios e corações podemos consagrar ao Senhor?

Consagração da MENTE:

O pedido do salmista é que haja óleo sobre sua cabeça. O óleo era usado como proteção à secura do deserto, simbolizando a unção de Deus que nunca pode faltar (Eclesiastes 9.8). O salmista está disposto a ser repreendido “porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”

Muitas pessoas não gostam de ser repreendidas, e acabam se tornando pessoas de “dura cerviz” (Atos 7.51). Ou seja, são “cabeças dura”. São pessoas que acham que sabem tudo e não aceitam aprender para que “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente” (Romanos 12.2). Nossos pensamentos precisam ser disciplinados “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5), passando a pensar apenas coisas que são para o louvor a Deus e edificação do próximo (Filipenses 4.8). Há em nós uma capacidade de criar, imaginar, elaborar, compor, redigir, e tudo o que o cérebro humano faz é um milagre de Deus. Isso é uma prova de nossa semelhança com o Deus Criador (Gênesis 2.27). Sua mente foi criada por Deus para o seu bem, e não para o mal. Então, recuse todo mau pensamento em sua vida. Lute para ocupar seu tempo com coisas que edifiquem a você, seu próximo e que sirva de louvor a Deus (Filipenses 4-8).

Consagração dos OLHOS:

Um pedido do salmista foi pela purificação de seus olhos (v. 8). Ele precisava aprender a olhar mais para Deus e menos para o mundo (Provérbios 16.2).  Jesus ensinou que “são os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas” (Lucas 11.34). Ele deu esta palavra para nos ensinar e mostrar o cuidado que devemos ter com nosso olhar. Além disso, existem coisas que não podem ser vistas com os olhos, e precisamos ter cuidado, também, para não perdermos a visão espiritual (Efésios 1.8). O jeito de ver as coisas determina nossas intenções. Um dos maiores problemas das pessoas é a malícia, quando se vê defeitos e problemas em tudo. Por isso, precisamos pedir a Deus que nos ajude a olhar tudo como Deus vê, “porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1ª Samuel 16.7). Isso não implica em julgar as pessoas, mas em buscar um discernimento espiritual em cada situação.

Consagração do ANDAR:

Outro pedido do salmista é que Deus o guarde por onde andar. Isso nos fala de santidade nos pés. Como guerreiro, Davi estava acostumado a andar vigilante, tomando cuidado em cada passo para não cair em armadilhas inimigas. Os pés também simbolizam o nosso caminhar ou modo de viver. Jesus é o modelo a ser seguido, pois “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1ª João 2.6). Quem cuida do seu andar é “bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores” (Salmos 1.1). Este cuidado tem promessa de Deus “porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos” (Provérbios 3.26). Assim como uma estrada leva a um determinado destino, os caminhos da vida são as decisões ou atitudes que tomamos, com suas consequências. Por isso, é importante pedirmos a direção de Deus, sem nunca esquecermos que Jesus é o “caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). A Bíblia também é como um GPS espiritual, pois “lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho” (Salmos 119.105). Devemos pedir a orientação de Deus antes de tomar qualquer direção.

A vida de consagração deve ser uma busca constante. Até que alcancemos a dimensão de ser totalmente santificados para Deus, precisamos renunciar muitas coisas. Mesmo assim, nunca podemos desistir de fazer esta entrega dos pés à cabeça, para que o “Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ª Tessalonicenses 5.23). Por isso, devemos nos entregar irrestritamente a Deus em cada parte de nosso corpo. Estamos nesse tempo de consagração. Entregue sua vida completamente diante do Senhor…

Pra. Joseane Goese