LIÇÕES

Devocional 18-11

18 de Novembro

Leitura bíblica: Lucas 4.16-21

Os últimos anos foram, provavelmente, os anos mais difíceis da vida de muitos de nossos irmãos e irmãs. Seja pela solidão causada pelo isolamento social, pelo medo de adquirir uma enfermidade; pela perda de seu emprego ou pela morte de alguém querido. Muitas foram as provações que cercaram os homens e mulheres ao redor do mundo neste tempo.

Espero sinceramente que, apesar de tudo isso, sua fé tenha permanecido inabalada. Gosto sempre de lembrar que o Senhor Jesus não nos prometeu uma vida sem tribulações, provas e até mesmo tristezas. O que ele nos disse é que neste mundo teríamos aflições, mas Ele estaria conosco e, assim como Ele venceu, nós venceríamos também.

Na certeza de que o Senhor está conosco, profetizamos, acima de tudo, próximos dias, meses e anos na presença do Senhor com restauração e refrigério. Pois, se depois desses anos tão difíceis, estamos cansados e sobrecarregados, é a Ele a quem devemos procurar (Mt 11.27-30).

Todavia, nessa perspectiva profética, me lembrei do texto que escolhi como base para esta reflexão. Jesus, após passar 40 dias no deserto em jejum e oração, enfrentando as tentações do inimigo, dirigiu-se à sua cidade natal e, no sábado, ao entrar na sinagoga, foi lhe dado o livro do Profeta Isaías, no trecho que, em nossa Bíblia, aparece no início do capítulo 61. Jesus, então, tomou o livro e leu: “o Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor”.

Tendo terminado a leitura, Jesus disse aos que estavam ali que aquela escritura, aquela profecia, havia se cumprido. O Espírito do Senhor estava sobre Ele e o havia ungido para proclamar um tempo de restauração, de cura, de libertação; um tempo de favor de Deus sobre o povo, principalmente sobre aqueles que creriam no messias, no Cristo, filho do Deus vivo.

Caso nós estamos em Cristo, temos também desta unção. O Espírito Santo do Senhor está sobre nós, pelo que nos ungiu para evangelizar os pobres; proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.

Precisamos sempre nos mover na fé de crermos que o melhor do Senhor para nós ainda está por vir. Sempre em jejum, oração e amor ao nosso próximo. O Espírito do Senhor já nos ungiu para que nos movamos em direção aos nossos irmãos e irmãs, e a todos aqueles que ainda não conheceram o Senhor, a fim de proclamar um tempo de restauração e refrigério que só pode ser encontrado em Jesus.

Que possamos durante este fim de ano e nos próximos, nos movermos nesta unção. Não esqueça que “somos Igreja JUNTOS”.

Carinhosamente,

Victor Martins Lopes de Araujo