LIÇÕES

Devocional 19-03

Leitura bíblica: Lucas 13.1-9; João 9.1-3

Em um caso, as pessoas pediam a Jesus que explicasse o motivo de um cego de nascença, e, em outro, de alguns galileus serem mortos por soldados romanos. A resposta de Jesus em ambos os casos mostrou que Ele sabia que o mal muitas vezes atacava aleatoriamente. Deus não “escolheu” aqueles que sofrem para suportar a dor ou a perda. A parábola que Jesus contou em Lucas 13.6-9 apontou para a responsabilidade humana de “dar frutos”, a não aceitação passiva de qualquer coisa que aconteça como se fosse apenas “vontade de Deus”. Muitas coisas acontecem e estão no prisma da responsabilidade humana. Infelizmente, ao longo da história da humanidade, muitas pessoas usaram a fé para ser pano de fundo para a práxis deliberada de injustiça e opressão.

Em João 9, Jesus não dá muita atenção para averiguar quem ou o que gerou tal situação. Deus usa todas as circunstâncias para operar na vida do ser humano. A questão não é o motivo, mas no que isso resultará. Quais dificuldades e desafios você está enfrentando? Como você pode abrir “os olhos do seu coração” para reconhecer e responder ao poder de Deus que opera em você e através de sua vida preciosa?

Poderíamos chamar a história de Jesus em Lucas 13.6-9 de “A Parábola Inacabada”. O jardineiro pediu mais um ano para ajudar a árvore a dar bons frutos, mas Jesus nunca disse se a árvore deu ou não frutos. Em 13.5, ele desafiou seus ouvintes a “mudar seus corações e vidas”, para que ficasse claro que tipo de “frutificação” estava em sua mente. Deus requer de nós frutos e frutos dignos de arrependimento genuíno. Em vez de culparmos a Deus ou terceiros pelos nossos problemas, precisamos encerrar a parábola iniciada por Jesus de forma ativa e frutífera. John Wesley perguntava sempre para seus obreiros: “Tens a graça, tens os dons, tens os frutos?”. Devemos ter responsabilidade com a nossa vida e a nossa história. Uma igreja grande para impactar e em células para AMAR, CUIDAR e se IMPORTAR. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!                  

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento