19 de Abril
Leitura bíblica: Lucas 23.13-25
A Páscoa é o símbolo maior do plano salvífico de Deus; e isso precisava acontecer. Mas já pensaram que havia um homem que tinha o poder nas mãos para impedir esse ato? E mais, já observaram que ele desejava impedir a injustiça e não o fez?
Lucas 23.20 fala que Pilatos desejava soltar Jesus. Ele chegou a perguntar para a multidão por 3 vezes: “que mal fez este?” (v.22). Por que será então que não soltou Jesus?
Certa vez, ouvi que “a indecisão também é uma decisão”. Isso é forte! Ele poderia ter salvado Jesus, mas não se posicionou. Desta forma, mesmo não decidindo, ele decidiu. Em Mateus 27.24, Ele realiza o famoso gesto de “lavar as mãos”, querendo se livrar da culpa. Mas a “digital” dele certamente está na história. Talvez estejamos querendo ficar “em cima do muro” e não decidimos por Jesus. Mas será que, desta forma, com nossa indecisão, não estamos decidindo o outro lado? Cuidado com a insegurança e indecisão. Posicione-se!
A outra característica marcante na história de Pilatos está expressa em Marcos 15.15: o desejo de agradar à multidão. Como é perigoso o nosso desejo de aprovação dos homens. Será que nossa grande preocupação é agradar a Deus ou agradar a homens? Pilatos tinha nas mãos a autoridade para fazer justiça, mas amou mais o seu poder e sua popularidade do que a justiça. Cuidado com o temor de homens.
Glória a Deus pela mensagem da Páscoa, a mensagem da salvação e da vida! Mas, que aprendamos também com os erros humanos que abriram caminho para que isso acontecesse.
Marcelo Barros | Pastor