19 de Junho
Leitura bíblica: Apocalipse 4.11
O livro de Landa Cope, “Modelo Social do Antigo Testamento”, aborda, em um de seus capítulos, a área da Ciência Tecnológica. Ali, Landa Cope fala algo de suma importância: “Deus não é abalado pelas descobertas científicas. Ele não está alienado do mundo material e o utiliza para Se revelar, mas a humanidade ainda está aprendendo a percebê-Lo”. Nas descobertas científicas, precisamos ver o agir de Deus. Caso estas descobertas venham ferir os Seus planos, Ele mesmo, em Seu grande poder, as fará cessar. Como o texto bíblico diz: que por causa da vontade vieram a existir e foram criadas, desde o início da criação as coisas só existem por causa do próprio Deus. Landa Cope ainda diz: “se Ele está permitindo descobertas, a nossa questão deveria ser: Deus, como Você quer usar essa descoberta para Sua glória?”.
A ciência e a tecnologia são fundamentais para o avanço da sociedade. No entanto, a população não se encontra bem-informada sobre os avanços dessas áreas científicas. Precisamos nos atentar para esse avanço da tecnologia, e como temos feito o uso de tal ciência. A tecnologia tem sido nossa amiga ou nossa inimiga? Se não tivermos cuidado com o uso da mesma, ela passará a nos dominar, exigindo confiança e obediência. A tecnologia não nos convida a um exame rigoroso de suas próprias consequências.
Não podemos dizer que a tecnologia só tem trazido benefícios para sociedade, pois estaríamos mentindo. Mas também não podemos negar a sua grande contribuição. Usando a linguagem bíblica das cartas às Igrejas em Apocalipse, diríamos a respeito da tecnologia: “você é útil, o que tenho contra você é que o seu crescimento descontrolado tem destruído as fontes vitais de nossa humanidade”. Tem contribuído imensamente para o conjunto assustador de tensões, doenças e medos que são enfrentados por muitos hoje. Mas, também, tem sido o motivo de evitar todos esses males para alguns. Creio que cabe a cada um saber como utilizar esta ciência de forma saudável. Tendo a compreensão de que a tecnologia é tanto amiga quanto inimiga.
Pra. Rosemary Barbosa