19 de Novembro
Leitura bíblica: Apocalipse 4.11 e Salmos 149.4
Frases como: “Deus me abandonou! Deus não me ama mais! Onde está Deus?!”, têm sido usadas por muitos cristãos (ãs) nos últimos dias. De fato, nós, muitas das vezes, entendemos que Deus é circunstancial, que Sua personalidade ou Seu Espírito está propenso aos fatos, circunstâncias, situações ou às causas.
E, porque isso acontece? Erramos em atribuir a Deus nossas limitações. Hoje, dormimos bem e, amanhã, acordamos mal. Ou, em situações desagradáveis, mudamos nosso estado de espírito. Nossas necessidades nos entristecem, nosso clima, até mesmo uma opinião contrária à nossa pode nos entristecer. Atribuímos isso a Deus! A Bíblia diz: “Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13.8), e que Nele não há sombra de variação (Tiago 1.17). Ele não muda! Glórias ao nosso Jesus, pois Ele permanece o mesmo. Nós é que mudamos, ou, ao menos, ao olhar menos atentos enxergamos isso. Ele nos ama e nos criou para agradá-lo.
Mesmo com Deus nos amando e sendo gracioso, encontramos na Palavra recomendações para agradá-lo. No salmo 149, o salmista estimula o povo a exultar o Criador. O fato de haver a recomendação do salmista nos leva a crer que o povo não estava fazendo isso como deveria (ou seja, louvando, adorando), e tanto nos capítulos anteriores como no posterior do salmo 149, o salmista convoca todo o povo a adorar.
Entretanto, mesmo com todo esse apelo, o versículo 4 que lemos diz que “o Senhor se agrada do seu povo”, ou seja: sem motivos “Ele escolheu se agradar”. Não é por nós, é por Ele. Diante desse amor incondicional, não podemos continuar na mesma. temos que procurar retribuir de alguma forma.
Como? O salmo 147.11 diz: “agrada-se do Senhor os que O temem e dos que esperam a sua misericórdia”. Ele não se agrada dos que murmuram, dos que vivem reclamando, dos sem fé ou sem esperança. Ele se agrada dos que O temem (significado de profundo respeito e obediência) e dos que esperam Sua misericórdia (ação de acreditar que Ele vai chegar para intervir com infinito amor e cuidado em nosso favor).
Vale a pena acreditar que somos um projeto de Deus, que temos tudo para dar certo. Cabe a nós acreditar, buscar, esperar em Deus e testemunhar Suas maravilhas.
Jofre Melo Guimarães