LIÇÕES

Devocional 19-12

19 de Dezembro

Leitura bíblica: Filipenses 2.5-11

O Natal não foi acidental, mas sim uma agenda traçada na eternidade. Deus não é pego de surpresa nem usa rascunho em seus planos. Seus planos são perfeitos e não podem ser frustrados. Toda a história registrada no Antigo Testamento foi uma preparação para o nascimento do Messias. Seu nascimento, vida, milagres, ensinos e morte.

A comemoração do Natal não é uma celebração que conta com a unanimidade dos cristãos. Há alguns que não observam esse fato tão importante, e outros que se opõem à sua observância. No passado, Herodes enfureceu-se com a notícia de que um menino havia nascido para ser o rei dos judeus.

O primeiro Natal foi celebrado no céu e na terra. Anjos e homens se alegraram. Na pequena cidade de Belém, na casa do pão, nasceu o Pão da vida. O Verbo eterno, pessoal e divino se fez carne. As profecias se cumpriram. Naquela noite, nasceu o Sol da Justiça. Deus se fez homem, o Eterno veio habitar entre nós. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6).

O Natal é uma das datas mais importantes no calendário cristão. Nós não celebramos simplesmente o nascimento de Jesus. Isso é importante, mas a principal mensagem que carregamos é que o menino Jesus cresceu e manifestou a bondade e a perfeita vontade de Deus Pai através de Seu testemunho e do legado a nós deixado, como discípulos/as.

Concluindo com três princípios básicos:

1.  Devemos celebrar a provisão de Deus ao nosso favor por enviar Seu filho por cada um de nós. (João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”).

2.    Agradecer por tudo que vivemos hoje como filhos de Deus. Não mais servos, nem distantes, mas amigos unidos à família de Deus. (João 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”).

3.    Celebrar o Natal também é celebrar a memória e a lembrança de que Jesus foi para junto do Pai, mas voltará. Nossa posição deve mesmo ser alinhada com o desejo e a expectativa pela volta do Senhor. Aquele que é a água viva e o pão da vida. (Apocalipse 22.17: “O Espírito e a noiva dizem: ‘Vem!’ E todo aquele que ouvir diga: ‘Vem!’ Quem tiver sede venha; e quem quiser beba de graça da água da vida”).

Pra. Joseane Goese