LIÇÕES

Devocional 20-01

20 de Janeiro

Texto base: Gálatas 5.23

A mansidão é um dos frutos do espírito. Ser manso não significa ser uma pessoa “sem vez” ou “sem voz”. Não significa também ser alguém tímido ou covarde. A expressão grega para a palavra manso é “praus”, trazendo o sentido de um cavalo selvagem domesticado; um cavalo que se deixa domar por seu dono. Ser manso ou humilde, dependendo da tradução de sua Bíblia, significa sermos submissos à vontade e ao governo de Deus em nossas vidas.

A mansidão à luz da Palavra de Deus também possui uma profunda ligação com a paciência. Jesus afirmou que os mansos (ou pacientes), herdarão a terra. Essa expressão diz respeito à possessão espiritual da bênção de Deus e da sua presença. A nossa vida espiritual não acontece de forma instantânea, como em um micro-ondas. A nossa vida espiritual é uma jornada, conquistada pouco a pouco, com paciência, disciplina e dedicação. A cada dia crescemos e aprendemos um pouco mais, devemos respeitar os nossos processos.

Percebo que em muitos momentos da nossa jornada, nós nos encontramos descontentes com nossa vida espiritual. Talvez, por estarmos presos a uma mentalidade “fast-food”, em que tudo precisa acontecer de forma imediata, e é esse imediatismo que fere nossa alma. Precisamos nos lembrar que as coisas verdadeiras de Deus vêm a nós sob encomenda, no tempo certo e na hora certa. Devemos aprender a dádiva de esperar no Senhor, assim poderemos descobrir a segurança que somente Ele é capaz de nos dar.

Pr. Silas Coutinho