LIÇÕES

Devocional 20-03

20 de Março

Leitura bíblica: Mateus 28.19-20

Quando falamos de Adoração, Acolhimento e Avanço na vida da Igreja, estamos falando de trabalhar em prol do crescimento do Reino de Deus. Para que isso ocorra, a nossa visão enquanto Igreja precisa estar alicerçada na visão de Jesus, no propósito de segui-Lo fielmente, no desejo pleno de viver segundo a Sua vontade. Os/As cristãos/ãs que aceitavam o convite de Jesus sentiam-se motivados a compartilhar o Evangelho, e isso acontecia de forma rápida e precisa, e o mesmo era difundido.

Precisamos resgatar esse desejo de compartilhar o Evangelho de Cristo Jesus. Já acolhemos a boa notícia e devemos avançar na sua divulgação. Não podemos esquecer o propósito para o qual Deus nos criou. Sabemos qual é a vontade de Deus, mas, somos tentados a nos esquivar de nossas responsabilidades, insistindo em fazer uma pergunta para a qual já temos a resposta. “Qual é a vontade de Deus?”

A vontade do Senhor está clara quando Ele diz: “ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28.19-20).

O nosso objetivo como discípulos/as de Jesus Cristo não é questionar, e sim avançar dentro da ordenança dada a todos nós. Não podemos esquecer que a nossa vida está inserida na dEle. Então, nos rendemos à Sua vontade! Isso implica em conhecê-Lo profundamente, confiar Nele plenamente. Assim, seremos conduzidos pelo Senhor de acordo com sua vontade.

O Senhor nunca escondeu de Seus filhos/as a Sua vontade, mas a tem revelado por meio da Sua Palavra. Do início ao fim, a vontade de Deus é clara nas Escrituras Sagradas. O desejo do Senhor é que todos ouçam, recebam, e respondam ao Evangelho de Sua graça. Por isso, Jesus disse: “sigam-me e eu os farei pescadores de homens”. Precisamos pedir que o Senhor alinhe a nossa vida à Sua vontade, a qual Ele já revelou a todos nós.

O desejo do Senhor é tão grande de que façamos discípulos/as de todas as nações, que Ele derrama o Seu Espírito sobre nós para sermos Suas testemunhas por onde quer que andarmos. Jesus nos deu o exemplo de discipulado, que é equipar pessoas enquanto caminhamos com elas. Ele investiu em pessoas anônimas, e essas pessoas foram transformadas. Portanto, equipar discípulos é indispensável para o crescimento da igreja.

Precisamos ser uma Igreja acolhedora, que avança rumo ao discipulado. Jesus nos mostrou que o discipulado é focado em relacionamentos comprometidos e pessoais. Que o discipulado implica em: ensinar, corrigir e santificar. Os seus discípulos tiveram oportunidades de vê-Lo, ouvi-Lo e, através desse relacionamento, sabiam quem era Jesus, como Ele vivia e o que Ele pensava. Seus discípulos eram simples, dispostos a obedecer.

Se desejarmos ser uma igreja grande para impactar e em células para amar, cuidar e se importar, precisamos seguir os passos de Jesus, lembrando que o discipulado é um processo que dura toda a vida. Se o discipulado não se reproduz, ele morre. A vontade de Deus para todo/a discípulo/a é que façam outros/as discípulos/as. Este é um mandamento específico para mim e para você, como discípulo/a de Jesus.

Pra. Rosemary Barbosa