LIÇÕES

Devocional 20-06

20 de Junho

Leitura bíblica: Atos 16.6-9

Apesar de sabedores dessa verdade, por muitas vezes a resistimos. Essa é a ideia de que, na vida de um/a missionário/a, a sua agenda é feita no céu e não na terra, ou seja, ele/a é conduzido pela ação do Espírito Santo de Deus.

Não são poucos os homens e mulheres que têm falhado em suas missões por viverem pautados em suas convicções e vontades. Porém, no texto proposto, percebemos que a obra ou a agenda na vida de um missionário/a é feita no céu, segundo a vontade exclusiva de Deus. A equipe missionária de Paulo tinha em seus corações um propósito de avançar em direção a Ásia, para ali levarem a palavra de libertação da parte de Deus. E, segundo a palavra, o Apóstolo teve uma visão em que um varão macedônio pedia ajuda e tendo o discernimento que essa visão era uma vontade e ordem de Deus, partiram imediatamente para este novo destino.

Queridos, o Espírito Santo de Deus tem nos chamado a uma grande missão. Porém, no que tange ao chamado, temos que ter o discernimento que Ele envia e norteia as nossas vidas e passos. A agenda da obra missionária é estabelecida nos céus, e não na terra. John Wesley tem uma célebre frase: “o mundo é a minha paróquia; porém, gostaria de destacar que as prioridades do campo sempre serão estabelecidas por Deus”.

Para galgarmos êxito na obra missionária que Deus tem proposto para cada um de nós, devemos de uma vez por todas ter a ciência que a direção, os planos, são de Deus, e não nossos; pois, a vontade de Deus precisa prevalecer sobre a nossa vontade e desejos.

Essa mudança na agenda da caravana de Paulo pelo Espírito Santo de Deus mudou de uma maneira exponencial o rumo do cristianismo na história da humanidade, do Oriente para o Ocidente, da Ásia para a Europa. Pense nisso: se Paulo não desse importância a essa visão e, consequentemente, a mudança de planos da parte de Deus, hoje o berço do evangelho não seria o Ocidente e sim o Oriente. Que possamos estar ligados na agenda dos céus, pois ela promove a glória de Deus, causando um terremoto de bênção, salvação e libertação sobre todo o mundo.

Pr. Silterson de Freitas Knop