LIÇÕES

Devocional 20-07

20 de Julho

Leitura bíblica: 1ª Coríntios 6.12-20

A antiga Corinto fez do prazer sexual um “deus”. Um famoso templo ali era dedicado a Afrodite, “antiga deusa grega do amor sexual e da beleza”. Muitos escritores gregos e romanos afirmaram que os humanos não usam mais seus corpos após a morte; portanto, o que fazem com eles na vida não importa. O apóstolo Paulo disse que isso importa muito. Eugene Peterson traduziu soberbamente 1ª Coríntios 6.19-20: “a sua parte física não é uma propriedade pertencente à sua parte meramente carnal. Deus é dono de todas as obras”.

“Vocês não sabem que o seu corpo é um templo do Espírito Santo […] que vocês não pertencem a si mesmos?” Paulo perguntou (versículo 19). “O objetivo do Templo era que Deus morasse lá; parte do objetivo de ser cristão é que o próprio Deus viva em você, na pessoa do Divino Espírito Santo […] Você não pode simplesmente dizer a Ele para tirar férias em outro lugar enquanto você sai por conta própria.” Como Deus (não apenas perto de você, mas em você) pode guiá-lo para fazer escolhas melhores sobre o que fazer com seu corpo?

Não está claro no texto se “tenho liberdade para fazer qualquer coisa” era a visão de Paulo sobre a liberdade cristã diante de Deus, ou se ele estava citando a opinião dos coríntios. Em ambos os casos, Paulo não contestou diretamente. Em vez disso, ele disse, na verdade: “algumas coisas [como a promiscuidade sexual comum em Corinto] não são inteligentes e irão machucar e controlar você”. De que forma você percebeu o uso indevido da liberdade (sexual ou outra) ter resultados prejudiciais em sua própria vida, na de sua família de origem ou na de amigos?

Que Deus nos santifique no corpo, na alma e no espírito.

Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Em Cristo,

Wesley Nascimento | Pastor