20 de Setembro
Leitura bíblica: Mateus 6.22-23
O texto diz que os nossos olhos são a lâmpada do corpo. Se eles forem bons, todo o corpo será luminoso, mas, se forem maus, o corpo estará em trevas. Este é um ensino muito desafiador: é preciso olhar para as coisas à nossa volta com otimismo, com esperança, com gratidão!
Recentemente, passei por uma criança brincando dentro de um balde de água, com uma expressão de alegria profunda. Que cena bonita! Talvez você e eu já tenhamos estado em uma belíssima piscina de hotel apontando defeitos, reclamando, murmurando. Quem é mais feliz? Uma criança no balde ou uma pessoa no hotel 5 estrelas? Não dá para saber. Depende dos olhos, depende do coração, depende da gratidão dos envolvidos. A murmuração, a ingratidão, fecha as portas de luz, de alegria.
Os Israelitas libertos do Egito são um exemplo clássico disso. Apesar de terem visto inúmeros sinais e milagres (conhecidos como “10 pragas”), de terem sido guiados por uma coluna de fogo, de terem passado por um mar aberto, eles não conseguiram ter olhos bons. Eles enxergaram o que estava faltando, o que estava ruim, o que era melhor no lugar de onde eles foram tirados. Foi uma jornada de murmuração, e eles foram duramente punidos por isso. Olho ruim é caminho de morte.
Existe uma ilustração clássica a respeito do tema: “você enxerga o copo meio cheio ou meio vazio?”. Infelizmente, nossa geração enfrenta um grande inimigo chamado “depressão”, “ansiedade”… E, entendo que este texto nos oferece uma ferramenta para vencer este inimigo: é preciso treinar os nossos olhos. É preciso treinar a gratidão, o otimismo, a esperança. Não digo que é tarefa simples. Mas, estou mais convencido de que a gratidão é o grande caminho para uma vida cheia de luz!
Pr. Marcelo Barros