20 de Outubro
Leitura bíblica: Mateus 13.8-9, 23, Lucas 8.15, Gálatas 5.22-23
Por mais de 15 anos de minha vida, tive uma área de dois alqueires de terra, cerca de 10 hectares (100.000 m2) no estado do Espírito Santo. Nesse espaço, cultivava milho, feijão e tinha cerca de 20.000 pés de café. Sempre, as colheitas, naquela minha área, eram abundantes. Mesmo que todas as mudas plantadas por mim não vingassem, replantávamos, e cuidávamos, com muito esmero, daquelas que haviam germinado e se desenvolvido.
A grande colheita se dava, não apenas pelas novas plantas, mas também pelo cuidado com as antigas. Jesus disse que o mesmo se aplica à semente espiritual: “há promessa de uma semente que realmente dá fruto. De acordo com este ensino, o caminho para isso é ouvir, compreender e aplicar os ensinos preciosos do Reino de Deus. Isso leva tempo e, às vezes, exige trabalho árduo. Uma rápida olhada nas escrituras, uma reunião ocasional na igreja, um grupo de estudo ou ser entretido por alguma ideia nova, provavelmente, não é suficiente para frutificarmos na perspectiva do Reino de Deus. É preciso ter cuidado, reflexão na tarefa de ouvir a palavra do reino até que a mesma tenha raízes profundas e adequadas para que, em sua aplicação em nossas vidas, no cotidiano, gere frutos, a grande Colheita tão aguardada”.
O apóstolo Paulo usou a imagem de uma árvore frutífera para retratar o tipo de pessoas que o Espírito de Deus molda, constantemente, à medida que permanecemos diariamente abertos à sua presença. O cultivo da “semente” de Deus pelo Espírito, nas nossas vidas, resulta não apenas em experiências como arrepios, emoções diferentes e inspiradoras… Em última análise, a “frutificação” mostra-se em vidas que brilham à medida que põem em prática as belas qualidades que Paulo listou para os cristãos da Galácia (Gálatas 5.22-23). Você expressa e demonstra amor, alegria, paz e todos os outros gomos deste fruto denominado “Fruto do Espírito”, ou ainda necessita de melhor cultivo de sua “planta” espiritual? Faça um inventário pessoal de quão presente cada uma das qualidades do “fruto do Espírito” está em sua vida. Em espírito de oração, peça ao Espírito Santo que o ajude a identificar uma ou duas áreas onde você pode permitir que a semente, que Deus semeia em você, cresça mais plenamente durante o restante deste ano!
Que Deus nos abençoe, pois temos um sonho e o nome dele é COLHEITA!
Pr. Wesley Nascimento