LIÇÕES

Devocional 21-01

21 de Janeiro

Leitura bíblica: Gênesis 1.7-8; 13.8; 22.12

Depois de tantos desafios vividos em 2024, podemos ver lições muito preciosas na vida Abraão que nos ajudarão a experimentar tempos de Restauração neste novo ano que se inicia. Se observarmos bem o texto de Gênesis, perceberemos como Deus nos ensina sobre uma vida de altar. Destaco quatro destes momentos, sendo o primeiro deles o altar erguido em Gênesis 12.7.

Abrão tinha sido chamado para sair de sua terra, e prontamente obedeceu ao chamado de Deus. Segundo o relato bíblico, Abrão não o questionou, não hesitou; ele simplesmente partiu. Quando ele chega em Siquém, junto ao Carvalho de Moré, Deus se revela a ele. Um possível significado de Siquém, na tradução do hebraico, é “Ombros”, o que nos remete a conotação de autoridade, condecoração. Carvalho é a representação de grandiosidade, e Moré significa “Mestre”. Então, seria como “grande Mestre em seus ombros”; ou seja, Deus elevou o nível de autoridade de Abrão naquele dia. Aquele altar revelou não só o princípio de intimidade com Deus, mas nos deu uma revelação preciosa: a obediência nos leva à autoridade. Logo depois, Abrão estabeleceu seu acampamento em Betel, que até então era a cidade Luz. Ali, Abrão ergue um altar em sinal de louvor e adoração. Isto nos ensina que fixar os pés na luz nos leva a uma vida de ações de graças.

Num terceiro momento, em Gênesis 13.8, Abrão vai para Hebrom, junto aos Carvalhos de Manre. “Hebrom” significa aliança, segundo uma das traduções hebraicas, e “Manre” significa força. Ali, ele ergue outro altar dedicado ao Senhor. Há uma força poderosa na aliança, e o princípio que leva Abrão até esse lugar é o da fidelidade.

Por fim, em Gênesis 22.12, é o momento em que Deus leva Abraão (agora com uma nova identidade) ao monte Moriá, a fim de oferecer Isaque como sacrifício. Abraão, depois de muitos anos andando na presença de Deus, dá sua maior prova de fé. Mas, o que sustentou tudo isso foi a sua vida no altar, marcada pela obediência, adoração e aliança. Esses três pilares construíram um caráter constante em seu interior.

Moriá possui alguns significados, mas em hebraico se chama “O Lugar” ou “O Lugar onde Deus o verá”. Após ter oferecido Isaque, o Anjo bradou: “agora bem sei que TEMES a Deus”. Esse altar é o da decisão. Quem teme ao Senhor entrega tudo. Desde as pequenas coisas até as mais valiosas, e ainda o faz com o mesmo coração lá do início, pela obediência.

Uma vida de altar e obediência pode salvar milhares de outras vidas! Uma vida de altar faz de nós vivos e constantes!

Cláudia Araújo | Seminarista