LIÇÕES

Devocional 21-03

21 de Março

Leitura bíblica: Lucas 6.38

Essa passagem bíblica fala de generosidade. Se formos generosos, essa generosidade voltará para nós; se formos mesquinhos, também voltará a mesquinharia. O texto não está falando apenas de uma das áreas da vida (no caso, o financeiro), mas sim de todas as áreas da vida: espiritual, sentimental, financeira, profissional e familiar.

O primeiro passo que precisamos dar em nossa vida é preparar nosso coração tanto para o plantio (atitudes) como para a colheita (receber). Se você não exercitar o seu coração no plantio e na colheita, você ficará sem saber o que Deus tem para a sua vida; por isso, vem as perdas.

O que você quer colher no seu casamento? Bondade, amor, fidelidade, honra, respeito? Então, você precisa plantar/ter atitudes que refletem essa realidade, e fazer isso para com o seu cônjuge. Veja agora os princípios para colhermos boa semente:

  • Não seja negativo: uma pessoa negativa não tem boas colheitas. Não declare palavras negativas, pois Deus não é negativo.
  • Não seja incrédulo: você precisa crer na palavra de Deus. “A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus” (Romanos 10.17).
  • Não seja avarento: avareza é o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano (Efésios 5.5). Não faça isso!
  • Não semeie o pior ou menor: quando formos semear, devemos semear o nosso melhor. Você colhe na mesma proporção que planta. Se você quer que a vida seja boa, você precisa semear bondade. E nunca espere dessas pessoas o que você semeou, pois quem vai te devolver a sua colheita é Deus, e não as pessoas.
  • Não espere colher imediatamente após seu plantio: tudo tem seu tempo determinado (Gálatas 6.7-10).
  • Escolha a terra fértil para plantar: a semeadura deve ser no local onde estão ministrando a palavra da fé no seu coração. Ou seja, na igreja onde você congrega. Nada é mais importante do que o projeto do Evangelho de Jesus Cristo. Nenhum projeto na sua vida trará tanta recompensa como o projeto do Evangelho, pois ele dá recompensas na terra e no céu. O tempo, serviço, oração, intercessão e dinheiro são investimentos para os quais você terá recompensa na terra e no céu.

Elena Dias | Líder da Célula Betel