LIÇÕES

Devocional 21-04

21 de Abril

Leitura bíblica: Salmos 119.1-3

O Salmo 119 é o maior contido na Bíblia. É nele que encontramos explicações bem detalhadas sobre o funcionamento da justiça de Deus desde a eternidade até nossa realidade. O salmista inicia este salmo dizendo: “bem-aventurados os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Bem-aventurados os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam! Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor”.

A lei do Senhor é irrepreensível no que diz respeito a sua integridade e cumprimento. Não há nenhum erro nela, pois foi estabelecida pelo próprio Deus. Todos aqueles que vivem pautados pela lei experimentam imensa satisfação ao aprender e andar conforme o que está declarado nela (Salmos 1.1-2). Assim, o cristão/ã que é praticante da Palavra se afasta do mal e se torna parecido com Deus no modo de falar e agir (“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” – João 8.32).

Incrível como esse salmo nos traz ensinamentos importantíssimos para nossa vida como cristãos/ãs e nos leva a refletir sobre nossa postura como conhecedores da Palavra de Deus. Ao longo de todo o texto, Davi vem mostrando os benefícios de aprender da Palavra de Deus e de buscar o seu conhecimento profundo. Ele diz que somos “bem-aventurados” quando assim procedemos.

O “bem-aventurado” é aquele que se preenche de uma felicidade imensa, vinda da graça especial de Deus. A “bem-aventurança” aqui citada é algo constante, irresistível, e precisa ser visível. Em Salmos 19.10, Davi diz que “são mais desejáveis do que ouro […]”. Como podemos resplandecer essa felicidade e fazê-la visível às pessoas que estão à nossa volta, que convivem conosco nos mais diversos espaços sociais os quais estamos inseridos, para que as mesmas percebam a infinita e misericordiosa graça do Senhor?

O salmista nos dá a resposta e deixa bem claro que estas leis só são agradáveis a quem está buscando a Deus de todo o coração, a quem crê que Ele existe e vive na sua total dependência. Quem procura aprender essas leis somente para aparentar intelectualidade às vistas dos outros, não encontrará nelas o verdadeiro prazer que elas proporcionam.

Devemos andar na lei do Senhor, guardando as suas prescrições e buscando o Senhor de todo coração. É simples, mas não é fácil, porque exige renúncia do nosso eu, da nossa vontade, para vivermos em total submissão ao Senhor e à sua Palavra. Mas, como podemos conhecer a lei, andar na lei, guardar suas prescrições e buscá-la de todo coração com tantos afazeres em nossas vidas? Aí, meu irmão, minha irmã, é uma questão de prioridade.

Quando abrimos nossas Bíblias, temos contato com a história de homens que andaram com o Senhor (Gn. 6.9b – “Noé andava com Deus”); vemos a figura da mãe que promete seu filho a Deus (1ª Sm 1.11); conhecemos homens que agradavam a Deus (1ª Sm 13.14); vemos a transformação de homens que antes perseguiam os seguidores de Cristo e depois se tornam seguidores de Cristo.

Justamente por essa certeza, não hesito em estender a aplicabilidade do Salmo 119 para o conhecimento de todo o texto sagrado. É conhecendo-O em Sua plenitude que temos uma visão total do plano divino para nós. Como cristãos, não podemos nos limitar a olhar para a Bíblia apenas nos livros do Novo Testamento. Seria um erro grosseiro demais. Afinal de contas, o próprio Cristo, em Mateus 22.29, se refere ao Antigo Testamento, pois eram esses textos as Sagradas Escrituras compiladas até então. Ao nos debruçarmos sobre a Bíblia, devemos buscar um conhecimento pleno, amplo, contextualizado.

Jesus nos alerta: “errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22:29). Bem-aventurados somos quando guardamos os estatutos do Senhor. A palavra de Deus é assim chamada, porque nela Ele testifica a favor da verdade e contra o pecado. Somos mais do que felizes quando o buscamos de todo coração. Isto é, um conhecimento do Senhor, com desejo de se conformar à Sua vontade.

Entretanto, a fé exige de nós um comprometimento sincero com os princípios divinos e com Seu Reino. Tenhamos as Escrituras por nossa leitura matinal ou antes de dormir; por objeto de reflexão; para pensarmos sobre nosso cotidiano, sobre nós mesmos, sobre sermos cristãos e povo escolhido de Deus. Que reflitamos, irmãos/ãs, nas Escrituras Sagradas dia e noite; dediquemo-nos o máximo possível em conhecê-las e apliquemo-las ao nosso dia a dia. A partir do momento que reconhecemos a Deus como Senhor, precisamos guardar e praticar os seus mandamentos que nos foram revelados em Sua Palavra. Assim seremos “bem-aventurados”.

Pra. Rosemary Barbosa