LIÇÕES

Devocional 21-05

21 de Maio

Leitura bíblica: 1Coríntios 13.4-8

Corinto nos dias de Paulo era uma cidade grande, famosa, rica e dominada pela imoralidade. O erudito William Barclay disse que Corinto “também era sinônimo de vida maléfica. A própria palavra Korinthiazesthai, viver como um coríntio, tornou-se parte da língua grega e significava viver com devassidão, dava a ideia de andar embriagado, bêbado e ter um estilo de vida ligado à imoralidade”. Quando Paulo definiu amor (grego ágape), ele estava expressamente exortando os cristãos a usar seus dons espirituais para edificar e não dividir a igreja. Mas, ele queria que o ágape moldasse tudo o que eles faziam, incluindo o casamento. Neste mês, nossa igreja completa mais um ano de vida e missão. Nossa denominação fora plantada nesta cidade para exalar o amor de Deus, manifesto em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. 

“Todo casamento bem-sucedido envolve duas pessoas compartilhando uma missão clara com seus votos como uma declaração de missão.” Os votos de casamento muitas vezes capturam a intenção do amor ágape (amor que é altruísta e sacrificial). Estes votos e esta missão devem ser contínua e deliberadamente vividos depois de proferidos. Da mesma forma, quando aceitamos a Jesus, nos batizamos e realizamos a profissão de fé, nos comprometemos a sustentarmos a Igreja de Cristo com: fidelidade, testemunho, discipulado e amando o nosso próximo. A forma mais intensa de amar os nossos vizinhos/as é ministrando a Palavra de Deus a eles/as. A Bíblia afirma: “Filhinhos, não amemos só de palavras ou de aparência, mas em verdade, mostrando-os pelas nossas ações (I Jo 3.18). 

A clareza de missão foi importante para a cidade de Corinto e é importante para a nossa missão em Juiz de Fora. O que você vê na definição de ágape de Paulo que você particularmente precisa ser deliberado para viver na família e no horizonte missionário da Igreja?

O bispo Michael Curry escreveu: “alguém disse uma vez que Jesus começou o movimento mais revolucionário de toda a história humana […] fundamentado no amor incondicional de Deus pelo mundo; um movimento persuadindo as pessoas a viver esse amor e, ao fazê-lo, mudar não apenas suas vidas, mas a própria vida do mundo. Estou falando de poder. Poder real. Poder para mudar o mundo”. Cremos que o ágape(amor sacrificial) mudou nossos relacionamentos e tem poder para mudar Juiz de Fora e região.Que Deus continue nos abençoando como igreja de Jesus aqui em Juiz de Fora. 

Em Cristo, 

Pr. Wesley Nascimento