LIÇÕES

Devocional 21-06

21 de Junho

Leitura bíblica: Atos 4.31; Atos 4.13

A coragem e a ousadia são sinais do enchimento do Espírito. Não podemos limitar a obra do Espírito a apenas o dom de línguas e outras manifestações. A obra do Espírito vem para um fim proveitoso (1Co 12). E, a coragem para anunciar é a característica essencial para a vida do crente.

Observe este texto de Atos 4.31: “depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus”.

1.      DEPOIS DE ORAREM (Inicia-se com a busca a Deus em oração);

2.      TREMEU O LUGAR (Poder, sinal da presença Dele);

3.      TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPIRITO (Resposta de Deus à oração);

4.      ANUNCIAVAM CORAJOSAMENTE A PALAVRA (A coragem para anunciar é colocada como consequência direta ao enchimento do Espírito Santo que havia acontecido. O enchimento vem com ferramentas para cumprir o chamado).

No dia de Pentecostes, por exemplo, após ser cheio do Espírito, Pedro começou a pregar ousadamente diante de uma grande multidão, e o texto diz que 3 mil pessoas foram salvas (Atos 4.41). A ousadia que leva a vencer o medo, a timidez. Em Atos 4.13, vemos que os líderes do Sinédrio viam a coragem de Pedro e João, e reconheciam que eles tinham estado com Jesus. Nesse contexto, era essa coragem e essa ousadia que os levava a orar pelos enfermos e curá-los e, ainda por cima, ter que se posicionar para defender o que estavam fazendo diante dos opositores. Essa ousadia levou-os a vencer. 

O oposto de ousadia é a covardia. Lembro-me, então, do que Paulo disse para Timóteo: “pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2ª Timóteo 1.7). Então, concluímos aqui que Ele não nos deu covardia; ao contrário, o enchimento com o Espírito Santo traz-nos ousadia para a missão.

Pr. Marcelo Barros