LIÇÕES

Devocional 21-09

21 de Setembro

Leitura bíblica: Efésios 2.8-10

Quando o apóstolo Paulo pregou as Boas Novas em Éfeso, as prioridades e o modo de vida de muitas pessoas mudaram grandemente (Atos 19.17-20). Paulo sabia que era importante que entendessem que isso não era resultado de iniciativa ou força própria. Eles eram, como nós, feitura de Deus. O termo usado é “Poiema”, uma palavra do grego que significa obra-prima, vivendo o tipo de vida que Deus desejava que eles vivessem todos os dias.

O estudioso William Barclay escreveu: “somente um ato de perdão gratuito da graça de Deus pode nos colocar de volta no relacionamento correto com ele. Isso quer dizer que as obras não têm nada a ver com ganhar a salvação. Não é certo nem possível abandonar aqui o ensinamento de Paulo – e, no entanto, é aí que ele é frequentemente deixado. Paulo continua dizendo que somos recriados por Deus para boas obras. Aqui está o paradoxo paulino. Todas as boas obras do mundo não podem nos reconciliar com Deus, mas há algo radicalmente errado com o Cristianismo que não resulta em boas obras”.

Até que ponto as prioridades de Deus se tornaram não apenas um exercício ocasional que você faz quando há uma atividade especial da igreja, mas algo integrado à “maneira como vivemos nossas vidas”? Quão aberto você está para permitir que Deus continue a moldar a maneira como você vive as partes “seculares” da sua vida – dirigir, fazer compras, atividades comerciais, jogar e assistir esportes e assim por diante? É claro que nenhum daqueles cristãos da primeira geração em Éfeso frequentou a Escola Dominical ou aprendeu com pais cristãos – e, claro, ELES precisavam da obra restauradora de Deus! De que forma a linguagem em Efésios capta a sua experiência de vida?

Você já pensou que, no seu caso, você já poderia ter “possuído” a salvação, que Deus simplesmente pegou o que já era uma vida bastante digna e “aumentou um nível”? Como a obra restauradora de Deus pode moldar a sua disposição de evitar o orgulho pelas suas realizações espirituais e, em vez disso, viver em gratidão pelo que Deus fez em você? Precisamos rever as prioridades de nossa vida ao sabermos que existem em nossa cidade 123 bairros para serem alcançados e bilhões de pessoas ao redor do mundo para serem direcionadas à pessoa bendita de Jesus Cristo.

Participe de uma célula e seja um anunciador e promotor do Reino de Deus onde você está plantado!

Em Cristo,

Wesley Nascimento | Pastor