LIÇÕES

Devocional 21-12

21 de Dezembro

Leitura bíblica: Mateus 1.18-2.12

O Natal é o dia mais importante do ano. O Natal é a mais aguardada, mais festejada e badalada data do calendário. O nascimento de Cristo dividiu a história. Antes, a marca central era a fundação da cidade de Roma, que ocorreu em 753 a.C. Mas com Jesus tudo mudou. O Natal é, portanto, esta data especial, em que até mesmo os mais incrédulos param por alguns instantes para pensar em suas famílias, vidas e conduta.

O Natal é tão incrível que já parou uma Guerra Mundial. Em 1914 soldados alemães lutavam contra ingleses no interior da França. Durante a semana que antecedeu o Natal, soldados alemães e britânicos trocaram saudações festivas e canções entre suas trincheiras; na ocasião, a tensão foi reduzida a ponto dos indivíduos entregarem presentes a seus inimigos. Quando chegou a manhã do Natal não se ouviu um tiro sequer. Quando os ingleses perceberam, os alemães estavam quietos porque era dia de Natal! Os soldados montaram um time de cada país e fizeram um jogo de futebol naquela tarde! Isso é simplesmente impressionante, somente o Natal foi capaz de dar uma trégua na I Guerra Mundial!

O Natal é o nascimento de Jesus. Natal é Emanuel, Deus conosco. Natal significa que Deus chegou mais perto de nós, significa que a luz veio brilhar nas trevas. Natal significa salvação!

O texto nos mostra dois grupos de pessoas no primeiro Natal: primeiro, aqueles que rejeitaram a Jesus, e em segundo, aqueles que aceitaram Jesus.

1. Como é possível rejeitar a Cristo? As pessoas rejeitam a Cristo por causa do orgulho. Herodes ficou desesperado quando soube que o rei dos judeus havia nascido. Ele não queria perder o seu trono, era orgulhoso demais. Podemos perceber as características de quem não aceita Jesus, olhando para Herodes. Veja como Herodes era: mentiroso, interesseiro, ignorante em relação às coisas espirituais, disposto a fazer todas as coisas, menos a receber Jesus.

Herodes e todas as pessoas que desprezam Cristo também são pessoas perturbadas. “Herodes ficou perturbado e com ele toda Jerusalém”. Encontramos pessoas que têm poder, status, dinheiro e fama. Gente que viaja o mundo todo e fala vários idiomas. Mas são pessoas perturbadas. Gente que tem tudo, mas não tem nada. E o grande problema é que a pessoa perturbada não sofre sozinha: a família, os amigos e os próximos também sofrem. Veja que toda Jerusalém se perturbou.

2. Mas por outro lado, podemos aprender com os reis magos. Eles aceitaram a Cristo, receberam a Cristo, adoraram a Cristo. Podemos aprender com eles a receber e dar boas-vindas a Jesus, podemos aprender a receber mais de Jesus.

Eles eram o oposto de Herodes. Eles eram humildes. Não se importavam em viajar até um estábulo para se prostrar diante de um menino, filho de uma jovem adolescente e de um simples carpinteiro. Precisamos ser pessoas melhores, mais piedosas, mais humildes, mais santas. Jesus disse: “aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração”.

Os reis também eram abnegados. Deixaram suas coisas para trás e vieram até Cristo. Para receber Jesus é preciso deixar as trevas, deixar o pecado. Não se pode servir a dois senhores. É preciso IR até Cristo. Ele disse que poderia aliviar os sofrimentos de todos os cansados, abatidos, doentes, aflitos, etc., mas para isso seria preciso IR até ele. “VENHAM A MIM” disse Jesus. Se estamos dispostos a encontrar Jesus, precisamos estar dispostos a abandonar o que não presta.

Nesta época é muito comum ouvirmos vários cantores na televisão cantando “Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui!”. Mas isso nada adianta porque este povo não está disposto a abandonar a imoralidade, o orgulho, a mentira, a infidelidade, os prazeres depravados do mundo. Precisamos ser abnegados para termos Jesus.

Os reis magos também foram submissos à estrela e foram perseverantes quando ela parou de brilhar. Eles não voltaram para trás, não desanimaram, mas foram se informar: “onde está o recém-nascido rei dos judeus?”.

Por fim, eles foram adoradores. Perceba que embora tudo seja especial no Natal, as pessoas continuam as mesmas. Amanhã continuam as separações, divórcios, roubos e todas as podridões do mundo. Somente se recebermos a Jesus Cristo, se o adorarmos, este Natal terá sentido. Só se recebermos a Cristo nós mudaremos.

Natal é dia de adoração. É dia de entregarmos nossas vidas de presente a Cristo. É dia de agradecimento e louvor a Deus.

Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, O Alfa e o Ômega, O Princípio e o Fim, O Ungido, Mestre, Rei dos reis, Senhor dos senhores, Leão da Tribo de Judá, Jesus Cristo, Emanuel, Deus conosco.

Glória a Deus!

Pra. Joseane Goese