LIÇÕES

Devocional 21-12

21 de Dezembro

Leitura bíblica: Tiago 1.12

“Minhas tentações têm sido minhas mestras em teologia” (Martinho Lutero)

Na estrada rumo ao amadurecimento espiritual, cada tentação se torna um degrau, em vez de uma pedra de tropeço; na verdade, ela passa a ser uma oportunidade tanto para fazer a coisa certa quanto a errada.

Embora a tentação seja a principal arma de Satanás para a destruição do crente, Deus quer utilizá-la para nos fortificar. Satanás identifica um desejo dentro de nós, pode ser um anseio pecaminoso, como o desejo de vingança ou de controlar os outros, pode ser um anseio normal, legítimo, como o desejo de ser amado, valorizado e de sentir prazer.

A tentação começa quando Satanás sugere (com um pensamento) que você ceda a um desejo maléfico ou realize um desejo legítimo da forma errada ou na hora errada. Tome cuidado com atalhos, frequentemente são tentações. Satanás sussurra: “você merece isso! Você deveria ter isso agora! Vai ser emocionante, confortante, vai fazer que você se sinta melhor!”.

Todos têm legítimas necessidades materiais que precisam ser supridas. Precisamos “ganhar a vida”, e nada já de pecaminoso nisso. Porém, pode haver muito de pecaminoso nos meios de que nos valemos para isso. Nossos meios de vida devem estar regidos pela Palavra de Deus, a vontade do Senhor está acima mesmo das nossas mais legítimas necessidades.

Deus quer utilizar a tentação para nos fortificar! Sabe por quê? As tentações vencidas ajudam a desenvolver em nós o caráter de Cristo.

Deus nos ensina a ser alegres no meio das adversidades, pois ficar alegre quando está tudo bem é fácil. Deus nos ensina a amar pessoas desagradáveis. Porque amar pessoas agradáveis é fácil.

Percebe? Ele molda o nosso caráter quando escolhemos fazer o que é certo, mesmo que tudo em volta não nos ajude. “Aprendemos a verdadeira paz quando optamos por confiar em Deus em situações nas quais somos tentados a ficar preocupados ou temerosos”.

Em vez de ceder ou desistir, busque a Deus, confie que ele o ajudará e lembre-se da recompensa que espera você: “quando as pessoas são tentadas e ainda continuam fortes, devem ficar felizes. Depois de provada a sua fé, Deus as recompensará com vida para sempre”.

Luís Felipe Monteiro