22 de Março
Leitura bíblica: Mateus 6.19-34
O ensinamento de Jesus ecoou a sabedoria dos antigos hebreus. Acumular avidamente “tesouros” deste mundo não produz uma vida “segura” (Provérbios 14.22; 21.20). Infelizmente, muitos líderes religiosos nos dias de Jesus (e desde então!) negligenciaram essa parte de sua fé. Jesus também destacou o ponto profundamente prático, mas muitas vezes ignorado (versículo 27) de que a preocupação não resolve problemas, nem torna nossas vidas mais longas ou melhores. O ponto realçado por Jesus não era apenas “foco espiritual” – há pesquisas que o validam. Vivemos em uma sociedade focada no “ter”, e não no “ser”. O “estilo de vida” a partir da dinâmica do discipulado leva a um estilo de vida de leveza e graça. Muitas pessoas vivem o peso de apenas quererem (não passam de acumuladores). O que necessitamos, porém, é de vida abundante.
Você já colocou dinheiro em algo que os especialistas garantiram que seria “seguro”, apenas para, depois, vê-lo se mostrar inseguro? Muitos bens, por si só, podem fazer parte do nosso “tesouro”: férias, todos os tipos de colecionáveis, bens valiosos, ingressos para eventos especiais, casas, veículos, economias de aposentadoria… Onde está o seu coração? Você coloca tanto tempo e energia em “investir” no Reino celestial de Deus quanto em investimentos terrenos e opções de gastos?
O estudioso N.T. Wright disse que, no ensinamento de Jesus, “o ponto era […] prioridade. Coloque o mundo em primeiro lugar e você descobrirá que ele é comido por traças em suas mãos. Coloque Deus em primeiro lugar, e você terá um mundo de satisfações nas pequenas coisas da vida […] Viver totalmente sem preocupação soa, para muitas pessoas, tão impossível quanto viver totalmente sem respirar […] Aqui, no coração do Sermão da Montanha, há um convite que, surpreendentemente, poucas pessoas querem aceitar”.
Você está disposto/a a tentar aceitar o convite de Jesus para não se preocupar? Então, invista o seu tempo, seus recursos no Reino de Deus. Tudo nesta terra há de passar, porém a Palavra de Deus é eterna. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS! Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento