22 de Abril
Leitura bíblica: Salmos
Existe um ditado popular que diz: “quem canta, os males espanta”. Preciso explicar desde o início que não há qualquer “problema espiritual” em citar ditados populares… Pois bem, talvez este, como muitos ditados populares, seja inspirado em um entendimento bíblico. Neste caso, o entendimento de que entoar louvores, de fato, gera libertação, cura, alegria. Alguém constantemente alegre, feliz, dorme melhor, o que, por sua vez, também ajuda o corpo no processo natural de cura. Ao contrário, quem permanece constantemente sem alegria, fica sujeito ao estresse, depressão e mau humor, o que adoece o corpo e também a alma.
Ora, nossa Bíblia, rica em ensinamentos e boas novas, tem um compêndio de orações cantadas compostas em sua maioria pelo rei Davi, homem segundo o coração de Deus. Davi compunha salmos para lidar com cada uma das situações de suas nuances de vida: há salmos de entronização ao Senhor; salmos de evocação da alegria; salmos de proclamação da glória de Deus; salmos de ações de graças; salmos de libertação; salmos proféticos; salmos de vitória contra os inimigos; salmos de comunhão…
Enfim, quando estamos vivendo uma situação de risco permanente, e sentimos inclusive a possibilidade da morte, temos a nossa disposição o Salmo 23. Dentre outras palavras abençoadoras, lembramos que “ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, nada teremos, por que o Senhor está conosco”. Ou o Salmo 91 que nos afirma que “sob as asas do Senhor estaremos seguros… não nos assustaremos com o terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao nosso lado, e dez mil à nossa direita; não seremos atingidos”.
De modo que o livro dos Salmos se apresenta a nós como uma das mais ricas fontes de inspiração, esperança, consolo, ensino, e várias formas terapêuticas. Difícil escolher um salmo preferido. Cada um dos 150 que se apresentam em nossa Bíblia tem o seu propósito e o seu lugar em cada momento de nossas vidas. Leia um salmo hoje! E seja abençoado/a.
Pr. Marcos Ferreira