LIÇÕES

Devocional 22-09

22 de Setembro

Leitura bíblica: 1ª Crônicas 28.2-3, 5-10, 20, 1ª Reis 8.22-30

Cerca de 450 anos depois de Israel ter criado o santuário no deserto, eles eram um povo estabelecido. O rei Davi sonhava em substituir a antiga tenda por um templo permanente. Sob a direção de Deus, a tarefa real de construir o esplêndido Templo em Jerusalém coube a Salomão, filho de Davi. Depois de terminar a construção, o rei conduziu uma dedicação solene e fez com que os sacerdotes trouxessem todos os objetos sagrados do Tabernáculo para o Templo. Deus honrou o Templo recém-construído enchendo-o com a sua glória.

De que forma o Templo que Davi sonhou e Salomão construiu foi “adequado” para as condições em que Israel vivia então, como a tenda móvel do Santuário tinha sido para as condições quando Moisés conduziu Israel para fora do Egito? O que você aprende sobre a graça de Deus, a disposição de Deus de nos encontrar onde estamos, ao ler sobre a presença de Deus, santificando dois locais de adoração tão diferentes?

Na dedicação do Templo, Salomão disse a Deus: “na realidade construí para Ti um templo magnífico, um lugar para nele habitares para sempre!”. Infelizmente, esse Templo não durou nem perto de “para sempre”. Os soldados babilônios queimaram-no cerca de 400 anos depois (2ª Reis 25.8-9). Essa história significa que foi um “desperdício” construir o Templo? Por que é importante darmos o nosso melhor hoje para proporcionar espaços que Deus possa usar para promover o reino de Deus, para se adequar às necessidades e condições de hoje?

Sabemos muito bem que o Templo é algo extremamente necessário, por isso nossa Igreja tem investido muito para o aperfeiçoamento do nosso lugar de Adoração. Não podemos, porém, nos esquecer: “acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?” (1ª Coríntios 6.19).

 Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento