22 de Novembro
Leitura bíblica: Lucas 1.26-38
A estação do Advento, uma temporada de espera, é concebida para cultivarmos a nossa consciência acerca das ações de Deus — no passado, no presente e no futuro. No Advento, ouvimos as profecias do Messias vindouro como dirigidas a nós — pessoas que esperam pela segunda vinda. No Advento, aumentamos a nossa antecipação pelo cumprimento de todas as promessas do Antigo Testamento, a morte será tragada, e cada lágrima será enxuta. Dessa maneira, o Advento destaca para nós a história mais ampla do plano redentor de Deus.
Desafio espiritual: uma tensão deliberada deve ser incorporada à nossa prática da estação do Advento. Cristo veio e, ainda assim, nem todas as coisas foram completadas. Enquanto nos lembramos da espera de Israel, esperamos e damos graças pelo nascimento de Cristo, também antecipamos Sua segunda vinda ao final dos tempos. Por isso, o Advento começou como uma temporada penitencial, um tempo para a disciplina e arrependimento intencional na confiante expectativa e esperança de que Cristo está vindo outra vez. Lembremo-nos de Lucas 1.26-38, passagem a partir da qual o anjo Gabriel aparece à Maria anunciando que ela conceberia e teria um filho a quem daria o nome de Jesus, um menino que é o Messias, o Filho do Altíssimo.
Sabemos que a história da humanidade a partir de então é dividida em dois momentos: antes de Cristo (a.C) e depois de Cristo (d.C). Jesus, o Filho de Deus, é divisor da história da humanidade, bem como divisor importante e importantíssimo no nosso modo e estilo de vida. Quando Jesus entra no coração: “[…] eis que tudo se faz novo” (2ª Co 5.17c), cada semana oferecerá oportunidades para você adorar, estudar, servir, dar e compartilhar, enquanto nos concentramos em preparar nossos corações para um Natal profundamente significativo e com Cristo.
Uma Igreja grande para impactar e em células para amar, cuidar e se importar é cristocêntrica. Neste tempo, somos desafiados a compartilhar, doar e praticar atos de misericórdia para com o nosso próximo. Para muitas pessoas, esta época do ano é especialmente difícil. Mas quero que saiba que somos sua família na igreja e queremos cuidar de você e apoiá-lo.
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento