23 de Abril
Leitura bíblica: João 15.16.
Como o teólogo e pastor Dietrich Bonhoeffer já afirmou anteriormente, cremos que a graça divina é preciosa e nunca barata. Graça preciosa é o tesouro escondido no campo, a pérola preciosa, o chamado de Jesus que nos faz “largar tudo para segui-Lo”. “Essa graça é preciosa por custar a vida do homem, e é graça por, assim, lhe dar a vida; é preciosa por condenar o pecado, e é graça por justificar o pecador.”
Graça barata é a graça como doutrina, como princípio, como sistema; significa conformismo com o pecado, sem o desejo de libertar-se dele; é a justificação dos pecados, e não do pecador; é a pregação do perdão sem o arrependimento. É a graça sem o discipulado, sem a cruz e sem Jesus vivo e encarnado. A seguir, o discipulado é analisado tendo como referência o “Sermão do Monte” e encerra com a ênfase nos “mensageiros” (Mateus 9.35 a 10.42). Discipulado está condicionado ao chamado, à obediência, à cruz e à missão.
Todos nós somos desafiados à frutificação: “nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (João 15.8). Para tanto, necessitamos nos comprometer 100% com o discipulado, pois ele representa o sacerdócio universal de todos os crentes. Creio que faremos uma colheita enorme e nos comprometeremos a preparar e usar cristãos/ãs novos/as e maduros/as nesta empreitada espiritual. Pr. Wesley Nascimento