LIÇÕES

Devocional 23-05

23 de Maio

Leitura bíblica: Leitura bíblica: Lucas 1.53; Salmos 107.9

Essa é a parte que toda geração de crentes precisa lembrar. Jamais descobriremos nada mais satisfatório que o Senhor, que atende a todas as nossas necessidades! Os pobres tentavam sobreviver remexendo no grande lixo que ficava do lado de fora da cidade – ou seja, no acúmulo da sujeira, do pó. Deus dali os levanta! A forma de o Senhor cuidar dos necessitados tem especial destaque nos salmos. Neste salmo em específico, vemos uma maravilhosa ilustração da salvação: enquanto cavucamos a terra em busca de algum proveito, que dê algum alento, significado ou saída para nossa vida, a misericórdia de Deus, em Jesus, nos ergue, fazendo de nós verdadeiros e dignos cidadãos/ãs do céu.

Quando estamos vivendo um momento difícil, uma situação desesperadora, falamos: “por que Deus permitiu que isso acontecesse?”.  Às vezes, chegamos até a duvidar do amor de Deus, porque não entendemos. Pensamos assim por duas razões:

1. Não conhecemos a nós mesmos;

2. Não conhecemos as riquezas de Deus.

Se não conhecemos a nós mesmos, nem ao menos as riquezas de Deus, então estamos condenados ao fracasso. A razão de todos os fracassos e de todas as coisas que não glorificam a Deus pode estar localizada em uma destas duas falhas. Por não conhecermos a nós mesmos ou por não conhecermos as riquezas de Deus. Se nós conhecemos a nós mesmos e a Ele, todos os problemas espirituais podem ser resolvidos.

Para recebermos ao Senhor e também as Suas riquezas (bênçãos), precisamos nos atentar a alguns fatores. Primeiro, precisamos nos esvaziar de nós mesmos diante de Deus. Se você deseja estar cheio das riquezas de Deus continuamente, você tem que se esvaziar de maneira cada vez mais profunda. Em Lucas 1.53, lemos que: “encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos”.

Segundo requisito: precisamos ter fome e sede de Deus. Se você prestar atenção neste versículo, verá que a graça de Deus é preparada exclusivamente para um tipo de pessoa: as famintas! Precisamos ter fome e sede de Deus! Os que Deus abençoa são os que têm necessidade interior urgente e desejo fervoroso de encontrá-lo. Muito do que vamos receber vai depender da forma que nos achegamos diante do Senhor. O nosso corpo precisa clamar por alimento, e Jesus é o pão da vida! Deus quer nos abençoar, mas Ele também quer ver em nós uma necessidade interior e desejo fervoroso de ser alimentado por Ele.

Amados/as, precisamos aprender que todo o nosso progresso espiritual depende do nível da nossa fome e sede de Deus, do tanto que desejamos a Deus. A Bíblia diz que “bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão fartos”.

O Espírito Santo na nossa vida precisa suscitar em nós um sentimento de insatisfação, e um desejo tremendo de querer melhorar. Se você deseja crescimento espiritual, você não pode sentir-se satisfeito com sua atual situação espiritual. Deus tem muito para você. Busque e não se dê por satisfeito/a, porque Deus tem sempre mais. Aleluia!

Todas as nossas quedas, todas as falhas são devidas unicamente pelo fato de pensarmos que já temos o suficiente.  Diga: “você não tem o suficiente, você pode ter mais de Deus”. Sempre que você se sentir insatisfeito consigo mesmo, isso indica que o Espírito Santo começou a Sua obra em você, a fim de capacitá-lo a seguir adiante.

João 14.12 relata a seguinte fala de Jesus: “em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do pai”. Esse desejo de prosseguir não se origina em você mesmo, mas na obra do Espírito Santo em você. Nosso Deus sabe que podemos ir além!

Terceiro requisito – faxina espiritual: tudo o que Deus esvazia, Ele mesmo certamente encherá. Deus jamais o esvaziará para que você permaneça vazio, mas para que Ele possa enchê-lo/a. Há muitas dificuldades que enfrentamos porque Deus permite com um único objetivo: nos fazer buscar uma nova experiência com Ele.

Quantos ficam olhando para o passado lembrando-se das vitórias alcançadas, sem saber como vencer as dificuldades no presente? Deus não quer que você coma maná de ontem. Deus sempre trará novidades quando Ele perceber que você está fervoroso para encontrá-Lo. As dificuldades surgem para que possamos cavar mais fundo, e nos esvaziar de nós mesmos, a fim de sermos cheios pelo nosso Deus.

Quando olhamos para as dificuldades pelas quais passamos, com as forças que temos, perceberemos que não temos condições de vencer sem o socorro do Senhor. Nessa hora, realmente buscamos a Deus, e temos a oportunidade de nos conscientizarmos de que somos incapazes, e de que tudo o que precisamos esta em Deus. Somente assim entendemos, de fato, o que significa: “sem mim nada podeis fazer” (João 15.5). Deus quer que nós O busquemos de verdade!

Quando entendermos que não somos nada, então teremos nos esvaziado de nós mesmos, e, só então, seremos cheios de Deus. Como a palavra afirma: “Ele encheu de bens os famintos”. Certamente, Ele fará isso conosco! Que Deus nos farte neste dia de bens, pois somos povo faminto Dele. Amém!

Pra. Rosemary Barbosa