LIÇÕES

Devocional 23-06

23 de Junho

Leitura bíblica: Salmo 126

Diante dos nossos olhos, sempre estará o desafio do trabalho, pois a Bíblia nos afirma: “a fé sem obras é morta” (Tiago 2.5-6). Precisamos entender que somos chamados pelo Espírito Santo de Deus a arregaçarmos as nossas mangas, pois existe uma missão, um trabalho, um propósito a ser cumprido. O primeiro homem e a primeira mulher foram convocados por Deus para trabalharem no Jardim, antes mesmo que o pecado entrasse na humanidade (Gênesis 2.15). Nas Escrituras, pessoas que receberam um chamado específico estavam sempre ocupadas quando foram desafiadas por Deus: Moisés cuidava das ovelhas (Êxodo 3); Gideão debulhava o tribo (Juízes 6); Davi cuidava do rebanho da família (1ª Samuel 16); Neemias servia ao Rei (Neemias 1); Pedro, André, Tiago e João trabalhavam em seu negócio de pesca (Lucas 5:1-11); e, Mateus encontrava-se na coletoria, cobrando os impostos (Mateus 9.9).

O remanescente que regressou havia passado por momentos desafiadores (Ageu 1.9-11), mas Deus prometeu que enviaria as chuvas e as colheitas (Ageu 2.15-19). Se esse povo fosse fiel às estipulações da aliança, os grãos que os semeadores lançavam ao solo seriam, a posteriori, usados para o alimento das famílias. Portanto, não é surpreendente que muitos choravam debaixo dos céus, pois não havia tecnologia, máquinas. Tudo era feito na força do braço. Creio que essa bênção está, também, no horizonte da missão, pois, profeticamente, precisamos semear, mesmo no mundo urbano.

Mas, esta semente é a perfeita semente do Evangelho, já que o semeador deve sair a semear nos diversos campos da vida. Você e eu, nós somos inspirados pelo Espírito Santo neste tempo a pregarmos a Palavra de Deus, lançarmos a boa semente a tempo e a fora de tempo: “prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina” (2ª Timóteo 4.2). É agradável ao Senhor que reguemos a semente da Palavra com nossas lágrimas. Não poderemos colher sem antes haver semeado, e a semente deve ser semeada com lágrimas e orações.

Há bênçãos que Deus envia repentinamente, enquanto outras virão com o passar do tempo. Outras virão após a semeadura. Temos profetizado um tempo de grande colheita na vida e missão de nossa igreja. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento