23 de Julho
Leitura bíblica: Romanos 8.11, 14-16
Como ele fez em outras cartas (cf. Gálatas 5.16-23), Paulo contrasta uma vida construída em torno do eu (grego “vida na carne”) com uma vida focada em Deus pela direção do Espírito. “Quando Paulo usa a palavra ‘carne’, ele não pretende que simplesmente pensemos no mundo ‘físico’; ‘carne’ refere-se a pessoas ou coisas que compartilham a corruptibilidade e mortalidade do mundo, viver na dimensão desta terra… Infelizmente, muitos em nossos dias, vivem como se a vida eterna fosse apenas uma UTOPIA; querem a eternidade neste mundo. À luz da Bíblia, há um conceito de que existe uma rebelião do mundo… ‘Viver no Espírito’, em contraste, geralmente se refere ao próprio espírito de Deus, o Espírito Santo.” Somente o Espírito “conduz à vida e à paz” (Romanos 8.6).
A religiosidade sempre é moralista e excludente. Assim sendo, aprofunda a culpa, dizendo que é seu trabalho “lidar com o pecado” (em você, em outras pessoas e na sociedade em geral) por conta própria. Mas a Palavra afirma: “porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne” (Romanos 8.3). Deus enviou seu próprio filho para “lidar com o pecado”.
Como você sentiu, ao longo do tempo, essa mudança de deixar de basear sua vida em suas próprias ideias humanas para baseá-la nos princípios que o Espírito de Deus lhe ensina e lhe dá como guia? Onde está a “vantagem crescente” da sua vida agora e, em que áreas essa mudança está ocorrendo (não necessariamente sem lutas)?
Em Rm 8.15, Paulo ressalta a adoção amorosa de Deus para conosco, como filhos e filhas. Assim, sendo filhos/as, não podemos viver a partir de “um espírito de escravidão, que realiza para Deus, por medo do inferno ou de maldições”. Que fatores moldaram sua visão de Deus como “Alguém” a quem você serve por medo ou como um “Pai amoroso” que deseja o que é melhor para você? Se sua experiência de vida deixou alguma conotação negativa em torno da palavra Pai? Quais outros relacionamentos e imagens o ajudam a confiar plenamente que Deus o ama, independentemente de qualquer coisa?
Pr. Wesley Nascimento