23 de Setembro
Leitura bíblica: Deuteronômio 31.6
Com base neste versículo de Deuteronômio, podemos encontrar cinco promessas de que, se vivermos na “dependência” do Senhor, alcançaremos êxito em nossa caminhada:
“Sê forte e corajoso”: Josué está recebendo uma grande responsabilidade! Dar continuidade à obra que Deus iniciou com Moisés, Josué poderia argumentar diversos pontos que o impossibilitariam de dar seguimento a uma obra tão grandiosa. No entanto, a palavra dada à Josué é de encorajamento, de ser forte e corajoso. Hoje, esta palavra continua ecoando em nossos corações e mentes: Sejamos fortes e tenhamos coragem, pois o nosso Deus vai adiante, abrindo portas, derrubando barreiras e nos garantindo vitórias.
Não tenha medo nem fique apavorado! Em todas as passagens bíblicas, seja no NT ou no AT, nunca encontrei uma mensagem de que teríamos vida fácil, sem problemas ou desafios. Quando o texto relata “por causa deles”, pensamos: quem são eles para Josué? Vivemos dia a dia confrontados pelos nossos “eles”, pois as lutas e os desafios sempre existirão, mas somos encorajados a nos posicionarmos como Josué. Que possamos crer que o mesmo Deus que nos chamou, nos capacitará e nos fortalecerá.
“Deus vai com vocês”: será que conseguimos imaginar ou mensurar o peso dessa promessa? Certeza de que o TODO PODEROSO caminhará conosco? O Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, o Alfa e o Ômega não só nos manda fazer e nos capacita, mas nos promete que vai estar conosco. Não existe nada igual e nada melhor do que possamos desfrutar, se não a presença de Deus!
“Nunca nos deixará”: em Números 23.19, o texto nos lembra de que Deus não mente e nem nos abandona. Portanto, podemos sim enfrentar dias difíceis no decurso de nossa caminhada, até mesmo o “vale da sombra e da morte”, mas podemos lembrar da ilustração de pegadas na areia, que nos ensina: “quando vemos um par de pegadas, neste momento não estamos sozinhos, mas Ele está nos carregando no colo”.
“Nunca nos abandonará”: Jesus Cristo nos prometeu, em Mateus 28.20, que estaria conosco todos os dias, e eu creio que esta palavra está sobre as nossas vidas e sobre nossa igreja. Ele sustentará esta casa até chegar o dia perfeito, dia perfeito na presença de Deus (Provérbios 4.18).
Que Deus nos abençoe e que possamos viver na dependência do Pai.
Wesley Garcia | Pastor