LIÇÕES

Devocional 23-11

23 de Novembro

Leitura bíblica: Mateus 7.1-5; Romanos 2.11-16

Alguns cristãos semeiam dúvidas sobre sua fé, dizendo que Deus só salva aqueles cuja fé é igual à fé deles. Segundo o Dr. Adam Hamilton, “a maioria dos protestantes tradicionais e um número considerável de evangélicos rejeitam o exclusivismo cristão em favor da inclusão cristã. Essa visão [diz] que Jesus é o único Salvador do mundo […] [mas] insiste que a graça salvadora de Jesus pode ser dada a quem Deus escolher com base nos critérios que Deus escolher […]. Isso não significa que todos serão ‘salvos’. Mas parece nas Escrituras que muitos que procuraram conhecer e amar a Deus, mas não conheceram a Cristo, no final receberão o dom de sua graça salvadora”.

Depois de anos trabalhando principalmente com “gentios” (pagãos gregos e romanos), Paulo escreveu sobre pessoas fora da fé “correta” que “instintivamente fazem o que a Lei exige”, que “mostram a prova da Lei escrita em seus corações” (versículos 14-15). Ele tinha visto que havia (e há) pessoas honestas fora da fé judaico-cristã que amam e respondem a Deus. A salvação é algo que está nas mãos de Deus, e não nas mãos dos seres humanos. O ser humano é altamente questionador e busca respostas para todas as coisas. Porém, precisamos ter muito cuidado ao julgar as pessoas, pois a bíblia nos diz: “humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará! Não julgar ou falar mal dos irmãos. Caros irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem se põe a falar contra algum irmão ou passa a julgar o seu irmão, acaba protestando contra a Lei e a julga também. Ora, se passas a julgar a Lei, cessas de obedecê-la e assumis a posição de juiz” (Tiago 4.10-11).

  • Muitas pessoas “religiosas” condenaram Jesus por fazer amizade com “cobradores de impostos” (que cobravam impostos para os romanos ocupantes) e “pecadores” (que não seguiam plenamente as muitas leis ou costumes exigidos pelos líderes religiosos). Quem, em seu mundo, pode ser classificado como “cobradores de impostos e pecadores” em 2024? Como você acredita que Jesus trataria essas pessoas? Você concorda com Paulo que somente Deus (não nós) pode “julgar a verdade oculta sobre os seres humanos”?
  • Uma coisa eu tenho certeza: Jesus tem nos usado para alcançar outros irmãos/ãs. Assim sendo, não podemos perder tempo com tal expediente que é exclusivo de Deus. Ao invés disso, precisamos ser portadores das boas novas da salvação na perspectiva do Cristo da fé. “E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu a eles e a glória do Senhor reluzindo os envolveu; e todos ficaram apavorados. Todavia o anjo lhes revelou: ‘não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas’” (Lucas 2.9-10).

Que possamos, verdadeiramente, cumprir o nosso papel de portadores das Boas Novas de Jesus Cristo.

Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento