LIÇÕES

Devocional 23-12

23 de Dezembro

Leitura bíblica: Mateus 2.11

Para muitas pessoas, Natal é receber presentes, é fazer festa em casa. Mas, o Natal que Deus espera de nós é um culto de adoração a Jesus, e de presentes dados a Ele! Os magos trouxeram para Jesus três presentes. Três presentes que descrevem de maneira singular o que Jesus Cristo é e o que Ele fez, e que também hoje, nos convém tornar a oferecer ao Rei dos reis. O primeiro presente dos magos foi o ouro, porque caracteriza aquilo que Jesus é desde a eternidade: o Rei da glória!

Hoje, a exemplo dos magos no passado, nós devemos tornar a dar de presente para Jesus, o nosso ouro. O ouro a ser dado a Jesus hoje é aquilo que de mais precioso você possui: o seu coração, a sua própria vida. Você deve deixar que Jesus, como rei, se assente no trono do seu coração e governe a sua vida, dirija os seus passos de maneira que você se torne em “material” que manifeste a glória Dele, a majestade Dele, diante de todas as pessoas.

O segundo presente dos magos foi o incenso. O incenso propaga um aroma agradável que fica impregnado até nas vestes como perfume.  E, na Bíblia, o incenso foi usado no tabernáculo (e mais tarde no templo), como aroma agradável diante de Deus. Tudo o que Jesus fez na vida e tudo que disse, em todos os aspectos e em todos os Seus passos e obras, foi como um perfume, um aroma agradável diante de Deus.

Quando os magos trouxeram ao menino Jesus aquele incenso, eles estavam anunciando o tipo de vida que Ele haveria de levar diante de Deus. E nós somos chamados a nos tornar semelhantes a Jesus nessa obediência e fidelidade também! Deus quer que a nossa vida fique impregnada pela vida de Jesus e que espalhemos a vida de Jesus como um perfume suave.

O terceiro presente dos magos foi a mirra. A mirra é produto de uma arvorezinha, um arbusto espinhoso e de madeira cheirosa. Mas, o gosto dessa madeira é amargo como fel e dentre outras coisas, era usada inclusive como anestésico. Esta resina amarga, a mirra, fala dos sofrimentos de Jesus, cuja vida toda foi um aroma suave diante do Pai, mas cercada de muitas amarguras e sofrimentos.

Considerando que o que Jesus sofreu, foi por nós que sofreu, que tal darmos de presente para Jesus, neste Natal, uma porção da nossa própria mirra, do nosso próprio sofrimento e sacrifício por amor a Ele?

A palavra de Deus nos diz que o Reino de Deus é tomado por esforços. Precisamos nos esforçar: talvez uma hora de adoração ininterrupta, talvez um dia de visitação a pessoas doentes e oprimidas…  Talvez, poderíamos ainda sofrer um pouco mais de fome e nos dedicar a jejuns…  Sofrer mais, como nos manter em pé na hora do louvor, ou de joelhos dobrados, ou de horas em estudo e leitura da Palavra…

Neste Natal, lembre-se disto também! Entre na casa de Deus, encontre-se com Jesus, e prostrando-se, adore-O. E, ali, em adoração, dê para Jesus os seus presentes. Em primeiro lugar, presenteie a Jesus com o seu coração santificado, puro, polido, refinado como ouro. Em segundo lugar, dê para Jesus a alegria de vê-lo vivendo uma vida que cheira à obediência, que cheira bem como incenso. E, em terceiro lugar, dê a Jesus um pouco do seu sacrifício, uma porção da sua própria mirra.

Pra. Joseane Goese