LIÇÕES

Devocional 23-12

23 de Dezembro

Leitura bíblica: Colossenses 1:13-23

Deus sempre quis uma comunhão real com o ser humano. Mas nem sempre conseguiu. O caminho mais ousado e mais intenso veio a acontecer: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. E o texto lido diz que Ele é a imagem do Deus invisível (v. 15). Ou seja, o Deus criador do céu e da terra encontrou uma forma de ser visto e de ser compreendido mais claramente: o Filho!

Jesus , em Sua total obediência e submissão, cumpriu essas exigências de forma plena.

Primeiro, Ele veio fazer o Pai conhecido (João 1.18). Jesus disse que quem estava O vendo estava também vendo aquele que o enviou (João 12.45). O filho veio para revelar não só o Deus Criador, mas o Pai… o “Abba”.

Segundo, Ele veio fazer conhecidas as obras do Pai. Jesus não veio fazer o que queria. Ele disse que não podia fazer nada por si mesmo, mas apenas aquilo que vê o Pai fazendo (João 5.19). Em uma realidade espiritual, aquilo que Jesus fez na terra representa O Pai curando e libertando no Céu.

Terceiro, Ele veio fazer conhecido o ensino do Pai. Jesus não falou o que queria. Mas disse que o ensino não vinha dele mesmo, mas daquele que O enviou (João 7.16-18). Jesus disse aquilo que Pai O mandou dizer (João 12.49-50). O discurso de graça, misericórdia e amor é o que está no coração e nos lábios do Pai.

Por fim, Ele veio fazer conhecido o caminho para o Pai. Jesus disse que ninguém vai ao Pai a não ser por Ele (João 14.6). Ele chama cada cristão para esse círculo intenso de comunhão. O Pai no Filho, o Filho o Pai… e o cristão dentre desse laço intenso de amor (João 17.20-23).

Natal é Jesus, o Verbo que se fez carne, Aquele que veio ser a imagem do Deus invisível.

Marcelo Barros | Pastor