LIÇÕES

Devocional 24-03

24 de Março

Leitura bíblica: Josué 1.6-9

Você já reparou quantas vezes Josué foi encorajado a respeito de ser forte e corajoso ao longo do seu processo de se tornar o líder da comunidade? Foram 7 vezes (Deuteronômio 31.6-7,23; e Josué 1.6,7,9,18). Essa informação solta já seria uma reflexão interessante. Mas, o que me chama a atenção é que a primeira aparição de Josué na Bíblia foi logo após a passagem pelo mar, momento em que ele demonstra, de cara, muita força e coragem.

Nos primeiros capítulos após a celebração da libertação definitiva do Egito, o povo começa a se deparar com o cenário de sede e fome. E, quando o cenário já se desenhava para uma situação de grande murmuração e desespero, a situação ainda piora: os amalequitas vêm batalhar contra Israel. E, naquele momento em que o povo de Israel sequer tinha um exército formado, e ainda, em um momento em que o povo se encontra muito fragilizado física e emocionalmente, quem se levanta? Josué, com muita força e coragem, para batalhar!

Porém, a vida é dinâmica. Não é mencionado na Bíblia que Josué ficou mais fraco ou medroso. Porém, muitas vezes, com o decorrer dos anos, podemos nos desgastar diante de algumas experiências, como derrotas, murmurações… Pode-se dizer que é natural enfrentar outras estações em que as coisas não parecem ser mais tão fáceis, tão simples como antes.

Talvez hoje você esteja precisando ser encorajado a respeito de algo que era uma das suas principais características em outros tempos. O inimigo vem pra matar, roubar e destruir. Mas, é bonito ver o Senhor encorajando a Josué 7 vezes (um número profético), visando restaurar e restituir não só a Josué, mas a todo o povo.

Muitos de nós precisam ter esse momento de se reencontrar com aquilo que perdeu, de se realinhar com algumas virtudes que recebeu um dia, entendendo que o Senhor quer restaurar em sua vida. Então, seja forte e corajoso! E encoraje alguém também!

Marcelo Barros | Pastor