24 de Maio
Leitura bíblica: Romanos 8.1-16
Nesta semana de celebração do dia do “Coração Aquecido”, seguindo também o calendário do Pentecostes, vale lembrar que Wesley foi alguém que teve essa experiência com o Espírito Santo, que nos liberta da religião e do medo, e nos conduz à paz e a uma grande obra!
1) A religião é incapaz de nos trazer a verdadeira liberdade (v. 3):
John Wesley era sacerdote da igreja. Ele tinha o temor de Deus suficiente para ir para um mundo desconhecido “além-mar” e pastorear nos Estados Unidos. Era religioso, e obediente às leis. Mas, se sentia frustrado e incapaz.
2) A religião é incapaz de vencer o medo (v. 15):
Na volta desta viagem, passou pela experiência do barco balançando que o confrontou com seu medo de morrer e o medo do inferno. Especialmente quando via os moravianos, que não temiam. Se sentia confrontado se realmente tinha fé, se era convertido.
3) A mensagem da graça é capaz de aquecer o coração e de libertar das correntes do medo e da culpa (v. 1-2):
A manifestação do Espírito de Deus e do fogo de Deus é multiforme e, no caso de Wesley, se deu de forma simples. A grande experiência de Wesley foi ter essa convicção da mensagem da graça, da boa notícia do Evangelho de que realmente seus pecados estavam perdoados e ele não tinha que temer a morte e o inferno. Isso aqueceu seu coração.
Na maioria das vezes não precisamos de algo tão sobrenatural. O que precisamos é entender algumas das verdades mais simples da Palavra de Deus. Wesley teve o coração aquecido pelo livro de Romanos, por trechos como estes de Romanos 8.
“À tarde fui, com pouca vontade, a uma reunião na Aldersgate Street (Londres); quando cheguei alguém estava lendo o prefácio de Lutero sobre a Epístola de Paulo aos Romanos. Cerca das vinte horas e quarenta e cinco minutos, enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera no coração mediante a fé em Cristo, senti o meu coração estranhamente aquecido. Eu senti que agora confiava realmente em Cristo, somente em Cristo, para salvação: e me foi dada a segurança de que Cristo havia perdoado os meus pecados, sim, os meus, e que eu estava salvo da lei do pecado e da morte.”
4) A mensagem da graça e o fogo do Espírito nos levam a ter a mentalidade do Espírito e a fazer o que o Espírito deseja (v. 5-6):
John Wesley se tornou um pregador poderoso e incansável. Calcula-se que, em 50 anos, Wesley tenha percorrido 400 mil quilômetros e pregado 40 mil sermões, com uma média de 800 sermões por ano, em todo tipo de lugar.Wesley se tornou alguém totalmente conectado com a causa dos mais necessitados, liderando este avivamento que afetou positivamente toda a sociedade, produzindo a abolição dos escravos, educação para os pobres, reformas no sistema prisional, reformas nas questões trabalhistas.Tornou-se um homem revolucionário, frutífero e bem-sucedido. Em seus 54 anos de ministério, o Metodismo deu um salto de 4 pessoas para 132 mil. A família metodista possui hoje cerca de 80 milhões de membros e está presente em 140 países.
Que possamos refletir sobre este homem que teve o coração aquecido, incendiado, pelo Espírito Santo de Deus.E que possamos, a cada dia, pedir ao Senhor que incendeie nosso coração da mesma forma, para que, como Wesley, possamos dizer que o mundo é nossa paróquia.
Pr. Marcelo Barros