LIÇÕES

Devocional 24-06

24 de Junho

Leitura bíblica: Romanos 10.13-15

Anunciar o Evangelho não é uma opção, é um mandamento. Devemos não apenas saber desse mandamento, mas obedecê-lo. Se você foi salvo e restaurado por Jesus, você é chamado/a para anunciar as Boas Novas do Evangelho. Precisamos vivenciar este momento como pessoas privilegiadas. Isso não deve ser um peso, mas um desejo que surge naturalmente nos nossos corações.

Precisamos compreender o honroso papel do/a missionário/a no processo de proclamação da mensagem de salvação. As pessoas estão sedentas para ouvir o Evangelho para que possam crer, temos que pregar para que as pessoas possam ouvir. O significado da pergunta “e como ouvirão se não há quem pregue?” fala da necessidade da evangelização. Temos que assumir nosso papel nessa grande missão. Não dá para ficar como se essa palavra não fosse para nossas vidas nos dias de hoje, como se esses questionamentos não provocassem nada em nós.

O que motiva essa série de questionamentos é uma citação de uma profecia do profeta Joel: “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10.13; cf. Joel 2.32; Atos 9.14). Paulo apresenta, nessa série de perguntas, um apelo contundente sobre o caráter primordial da evangelização. Uma pessoa só poderá ser salva se invocar o Senhor; mas alguém só poderá invocar o Senhor se crer n’Ele. Então, alguém só poderá crer no Senhor se ouvir falar dele; mas, alguém só poderá ouvir do Senhor se houver missionários/as; e, só haverá missionários/as se forem enviados/as.

O termo grego traduzido pelo verbo “pregar” significa literalmente “o anúncio de uma mensagem por meio de um arauto”. Nos tempos antigos, o arauto tinha uma tarefa fundamental. Ele era o responsável por proclamar publicamente as notícias importantes ao povo. Se não havia um arauto, as pessoas ficavam completamente desinformadas.

Se quisesse, Deus poderia ter anunciado a Sua Palavra sem qualquer participação humana. Mas, Deus nos deu o privilégio indescritível de participar de seu programa majestoso da redenção, que Ele planejou desde a fundação do mundo. Isso significa que, se ninguém for enviado, não haverá pregadores/as do Evangelho. Se o Evangelho não for anunciado, os pecadores jamais ouvirão a Cristo e Sua boa notícia. Se as pessoas não ouvirem, elas nunca crerão na pessoa e obra de Jesus Cristo enviado ao mundo; e, se elas não crerem no Evangelho, jamais invocarão o Seu nome e serão salvas. Portanto, a pergunta “e como ouvirão, se não há quem pregue?” deve estar sempre na mente de todo cristão/ã verdadeiro/a.

Pra. Rosemary Barbosa