LIÇÕES

Devocional 24-08

24 de Agosto

Leitura bíblica: Mateus 4.17; Mateus 5.13

Após a prisão de João Batista, Jesus anunciou oficialmente a mensagem central de Seu ministério em Mateus 4.17. Então, em Seu Sermão da Montanha, Jesus passou a desafiar Seus discípulos a serem o “sal da terra”, a deixarem Sua luz brilhar para glorificar a Deus. Jesus, provavelmente, usou a imagem do sal para destacar a Seus discípulos a função de preservar, manter a bondade, a verdade, os princípios norteadores do Reino de Deus em um mundo extremamente corrompido. Só poderemos participar de uma grande colheita fazendo diferença na sociedade humana. “Jesus usa sal e luz para sugerir que não se espera que os discípulos vivam e trabalhem para si mesmos, mas para os outros.” O mundo necessita do sal para dar sabor e precisa da luz para conceder ao ser humano clareza de rumo a tomar, discernimento.

  1. As duas funções principais do sal no mundo antigo eram preservar os alimentos, bem como ressaltar ainda mais os sabores que já estavam presentes.
  2. Onde você vê a necessidade de saborear e preservar em sua comunidade, local de trabalho e famílias? Como você poderia influenciar essas áreas para a glória de Deus? Uma comunidade de fé e serviço, que vive na dimensão do profético, visa ser presença relevante na sociedade onde está plantada.
  3. Há muita escuridão política, social e até religiosa em nossa sociedade e, de forma mais ampla, em nosso mundo. Mas, essas realidades sombrias de nossa sociedade dão a cada um de nós, individualmente, e como família cristã, uma chance ainda maior de “deixar nossa luz brilhar”. Como você pode brilhar mais forte? Que etapas específicas você pode seguir para iluminar melhor o mundo ao seu redor?

Concluindo, cremos que uma igreja que é sal e luz vai muito além das quatro paredes do templo! Cremos na expressão profética: “o mundo é a nossa paróquia!” (John Wesley).

Pr. Wesley Nascimento