24 de Agosto
Leitura bíblica: Atos 16.1-3; 1ª Timóteo 4.9-14
Na sua segunda viagem missionária, o apóstolo Paulo conheceu um homem mais jovem, chamado Timóteo. Timóteo tornou-se um aliado profundamente valioso (1ª Tessalonicenses 3.1-2). Paulo logo confiou nele para liderar igrejas (1ª Timóteo 1.3), mesmo depois de Paulo ter partido (2ª Timóteo 2.1-2). Paulo exortou Timóteo a liderar com confiança nos dons que Deus lhe deu (o que, claramente, não dependia de ele atingir uma idade mínima). Devemos entender que a juventude não exime ninguém das responsabilidades da vida e missão da Igreja.
Na extensão das histórias bíblicas sobre o relacionamento de Deus com o Seu povo, estas revelam que você nunca é velho demais (por exemplo, Abraão, Moisés) ou jovem demais (por exemplo, Jeremias, Timóteo) para fazer o que Deus o chama para realizar em seu Santo Nome. Se você está na faixa etária mais jovem, as pessoas mais velhas alguma vez o intimidam, fazendo com que você relute em oferecer seus dons e percepções? Se você é mais velho, o que o ajuda a evitar o preconceito interno de menosprezar os cristãos mais jovens, cujo pensamento, estilo de vestir ou música não são iguais aos seus?
Por que o apóstolo precisaria escrever: “não deixe ninguém menosprezar você porque você é jovem”? Provavelmente porque “a cultura não respeitava as pessoas com menos de 40 anos como líderes naquele tempo específico. “Eles preferiam líderes mais velhos.” Você já aprendeu algo valioso com os pais, avós, professores, amigos, crianças e netos ou outras pessoas? Como o conselho ao jovem Timóteo pode falar com você hoje, no local de trabalho, em casa, não importa a sua idade? Deus usa pessoas de todas as idades.
Em Cristo,
Wesley Nascimento | Pastor