24 de Setembro
Leitura bíblica: Tiago 4.7-10
Como se fosse um profeta do Antigo Testamento, Tiago não se contentava em apontar como seus discípulos/as estavam falhando. Entendemos que a Bíblia e os seus respectivos personagens tinham como direção serem “bocas de Deus” – profetas. Nesses versículos, ele apresenta como devemos manter fidelidade a Deus. Mas não era uma solução paliativa, cheia do politicamente correto, ou de “força de vontade”, “técnicas de autoajuda”. A solução está no princípio da Antiga Aliança: “arrependam-se, lamentem e lamentem… Humilhem-se”. As Escrituras, muitas vezes, relacionam o luto e a humilhação com o arrependimento (Levítico 23.27-29; 26.41), especialmente quando confrontados com o julgamento divino (II Reis 22.11; Joel 1.13-14; 2.12-13).
O mundo pagão em torno dos primeiros cristãos tinha muitos especialistas em magia, que vendiam encantamentos especiais e “soluções” semelhantes para os problemas humanos. Ainda há um apetite por “palavras mágicas” que vão banir nossas lutas espirituais. Esse não era o ponto de “resistir ao diabo”. “A ideia aqui é moral, ética, baseada em princípios norteadores do Reino de Deus. Deve-se escolher entre os valores de Deus e os do mundo (v. 4), entre a sabedoria de Deus e o que é demoníaco (3.15, 17)”.
O que ajuda você a manter os valores do Reino de Deus? Como criancinhas, muitas vezes, queremos dizer: “vou fazer isso”. Tiago disse que isso não funciona. “Tiago destaca uma grande falta no mundo de sua época: humildade. Seu oposto é a arrogância que diz que meus desejos vêm em primeiro lugar, que minha causa é tão importante que, por ela, vale a pena lutar e matar. A cura é submeter-se a Deus e resistir ao diabo (versículo 7) – não o contrário! Isso pode significar um momento de introspecção”.
Com que frequência você tem pedido a orientação de Deus no que tange as suas escolhas cotidianas?
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento