LIÇÕES

Devocional 24-11

24 de Novembro

Leitura bíblica: Tiago 1.27

A reflexão fundamental do movimento metodista na Inglaterra tem sua missão na frase célebre de John Wesley: “reformar a nação, em particular a Igreja e espalhar a santidade bíblica por toda a terra”. A dimensão pública da Igreja, bem como a consciência da necessidade de interferência do testemunho do evangelho na sociedade contemporânea   aos primeiros metodistas, são elementos precípuos e visíveis nas raízes do século XVIII do movimento, que o acompanhou durante toda a sua expansão missionária, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos e, hoje, nos mais de 145 países do mundo onde o movimento wesleyano se encontra.

O tripé missionário do movimento nascente era: Evangelização, Educação Cristã e Ação Social. A implantação da Escola Dominical como instrumento de formação religiosa foi fundamental, pois a mesma atendia um expediente social, contemplando crianças semiabandonadas.

Segundo Ely Eser Barreto César: “a criação de Kingswood School por iniciativa direta de John Wesley e a fundação na colônia inglesa das Américas do Cooksbury College, como um dos alicerces pioneiros da nova comunidade religiosa que se formava, são expressões mais ou menos naturais do movimento, traduzindo uma competência acumulada no interior do movimento religioso de renovação da fé e práticas cristãs. Com o Projeto da Kingswood School, Wesley pretendia inicialmente atender os filhos pobres dos operários excluídos dos processos educacionais formais. A Escola evoluiu para, além de seu objetivo inicial, atender os filhos de pregadores e das lideranças metodistas. Sua proposta pedagógica, desenhada pelo próprio John Wesley, fundamentava-se em sua radical concepção de disciplina, devoção e serviço, constituindo-se em uma extensão natural do movimento religioso que instituiu (…) Kingswood School situa-se como uma expressão consistente com o movimento de prática religiosa radical e sua orientação social e política que marca o Metodista original, a mesma fonte dos demais projetos institucionais, sociais e políticos que se seguiram” (REVISTA DE EDUCAÇÃO DO COGEIME, 300 Anos do Nascimento de John Wesley, Ano 12, nº 22. Junho/2003, p. 64-65).

Cremos que olhamos para o retrovisor da história da Igreja, porque o passado é uma referência; mas nossa visão deve estar no para-brisa. O mesmo é maior, pois tem como objetivo permitir ver com clareza os desafios da estrada. A estrada é o chão da missão. E seremos vitoriosos nesta missão.

Em Cristo,

Pr. Wesley Soares do Nascimento