LIÇÕES

Devocional 24-12

24 de Dezembro

Leitura bíblica: Isaías 9.1-7

O texto de Isaías, no capítulo 9, é repleto de significados e deve ser compreendido tanto no seu contexto histórico e geográfico, bem como no seu caráter profético, pois ele aponta para Jesus, expressa o caráter de Jesus e a salvação que ele nos deu. Podemos observar seu cumprimento em Mateus 4.12-17.

“Um menino nos nasceu, um filho se nos deu”, essa passagem nos lembra do tamanho do amor com que Deus nos amou. Jesus nos foi dado, conforme está escrito em João 3.16. Jesus é o maior presente que Deus poderia dar a humanidade. E nos foi dado como menino, como homem de carne e osso. Conforme também nos fala Isaías 53: “homem de dores, que sabe o que é padecer”. Cristo foi entregue para que nós pudéssemos obter vida (I João 4.9).

“O povo que andava em trevas viu grande luz” – Jesus é a Luz que dissipa as trevas, a luz que ilumina o mundo, conforme nos afirma o evangelho de João no capítulo 1. Estávamos perdidos, andávamos em escuridão, mas quando encontramos Jesus, recebemos a Luz, e mais, fomos iluminados de maneira que agora também somos a Luz do mundo (Mateus 5.13-16). Em Cristo temos clareza de propósito, em Cristo enxergamos a realidade de Deus, em Cristo não temos mais medo, porque há uma luz que brilha como o sol (Malaquias 4.2).

“Multiplicou a nossa alegria, quebrou o jugo que pesava sobre nós o cetro do opressor” – Jesus nos livrou do pecado, da morte e do inferno, já não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8.1-2). O texto já citado de Isaías 53 ainda ressalta que o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. O sacrifício de Jesus nos trouxe justificação, trouxe perdão, trouxe vida eterna e por meio de Jesus temos paz com Deus (Romanos 5.1). Então podemos declarar: “onde está, ó monte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (q Coríntios 15.55-57).

Celebremos a afirmação de Isaías, a respeito do messias, Cristo, o filho do Deus vivo, o motivo do Natal, a razão da nossa fé, o grande presente que nos foi dado: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Victor Araújo | Professor da ED