25 de Janeiro
Leitura bíblica: 1ª Coríntios 10.31.
Neste texto da primeira carta aos Coríntios, o Apóstolo Paulo está ensinando aos cristãos daquela cidade a se desfazerem da religiosidade vazia, das práticas religiosas antigas que já não tinham mais valor de lei sob a nova aliança. Ele ensina sobre a nossa liberdade em Cristo, mas termina com um ensinamento que pode ser expandido para diversas áreas de nossas vidas: “seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.
O apóstolo falará de maneira semelhante na carta aos Colossenses, no capítulo três, tratando dos nossos relacionamentos uns com os outros. Como irmãos em Cristo, ele diz: “e tudo quanto fizerdes, seja por meio de palavras ou ações, fazei em o Nome do Senhor Jesus, oferecendo por intermédio dele graças a Deus Pai” (Colossenses 3.17). Em seguida, se contextualizarmos, já tratando acerca das relações de trabalho, o apóstolo também diz: “e tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, conscientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que estais servindo!” (v. 23-24).
Podemos perceber que há uma insistência do apóstolo Paulo em oferecer um ensinamento poderoso para as nossas vidas. Se estamos em Cristo, já não há mais condenação para nós; somos livres no Senhor e sabemos em quem temos crido e o quanto Ele é poderoso. Todavia, nós estamos neste mundo, temos tarefas e diversos desafios, seja em nossos relacionamentos, seja nos afazeres domésticos ou nas relações de trabalho. Mas, sobre tudo isso ele nos diz: “façam tudo para a glória de Deus”; “façam em nome do Senhor”; “façam de coração, como se fizessem ao Senhor”.
Que o nosso trabalho, nossos estudos, nossas tarefas domésticas e tudo mais que fizermos em nossos dias, sirvam para glorificar o nome de Deus. Que Ele nos ajude a vencer cada desafio, cada limitação, para que possamos, como Igreja, proclamar o Reino do Seu Amor.
Victor Araujo | Professor da ED