LIÇÕES

Devocional 25-06

25 de Junho

Leitura bíblica: 2ª Coríntios 4.15-17

O apóstolo Paulo nos lembra em 2ª Coríntios 4.17 que, mesmo enfrentando tribulações, há um propósito maior por trás de nossas aflições: “porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação”.

À primeira vista, pode parecer paradoxal que nossas tribulações sejam chamadas de “leves” e “momentâneas” quando, na realidade, muitas vezes parecem pesadas e duradouras. No entanto, Paulo nos encoraja a enxergar além das circunstâncias imediatas e a considerar o resultado.

Nossas tribulações têm um propósito redentor. Elas nos moldam, refinam nossa fé e nos aproximam de Deus. Assim como o ouro é purificado pelo fogo, nossas tribulações nos purificam espiritualmente e nos preparam para a glória eterna que está por vir.

Essa verdade nos convida a uma perspectiva eterna diante das dificuldades que enfrentamos. Podemos encontrar consolo e esperança no fato de que nossas tribulações terrenas não são em vão, mas estão trabalhando para nós um peso de glória eterna que supera qualquer dor ou sofrimento que possamos enfrentar neste mundo.

Que possamos, como Paulo, manter nossos olhos fixos não no que é temporário, mas no que é eterno (2ª Coríntios 4.18). Que possamos confiar na soberania de Deus e na promessa de que Ele usará todas as coisas para o nosso bem e Sua glória (Romanos 8.28). Que possamos encontrar conforto na certeza de que, em Cristo, nossas tribulações terão um fim, mas nossa glória será eterna.

Pr. Silas Coutinho