LIÇÕES

Devocional 25-07

25 de Julho

Leitura bíblica: Lucas 9.23-24

Esses dois versículos se referem justamente à jornada cristã que nós devemos ter em nossas vidas. A partir do momento em que nós escolhemos seguir a Cristo, que escolhemos renunciar às nossas vontades e aos caprichos deste mundo para poder seguir ao nosso Senhor Jesus Cristo, há diversas coisas que devem ser observadas, praticadas e exercidas em nossas vidas. E, com certeza, esses dois versículos vão dizer também sobre aquilo que nós devemos fazer e como nós estamos seguindo adiante. Eles dizem sobre a renúncia, que seria a partir do momento que nós falamos: “Deus, eu quero Te servir!” “Deus, eu quero ser um filho Teu! Eu quero realmente sentir a Tua presença na minha vida”.

A partir desse momento, nós devemos, todos os dias, renunciar aos desejos da nossa carne, negar a nós mesmos e tomar nossa cruz. Um grande problema que nós, infelizmente, enfrentamos nos dias atuais, é que as pessoas até decidem seguir ao Senhor e O aceitam como único e suficiente Salvador. Mas, elas não querem carregar a cruz. Isto é, elas vão à igreja, se dedicam na terça que é dia de culto, na quarta que é dia de culto, quinta e domingo. Enfim, elas se dedicam quando vão para o culto, mas não carregam a cruz no dia a dia.

Não adianta dedicar-se ao Senhor somente na igreja. Ser cristão não é ir à igreja somente. Ser cristão é ser em todos os momentos de nossas vidas. Nós jamais devemos desprezar a importância e o papel primordial que tem a igreja em nossas vidas. A igreja tem seu papel primordial, mas o ser cristão se consiste em um todo. Consiste em todos os momentos da nossa vida.

Nós devemos carregar a cruz! A cruz é representada quando alguém vem oferecer uma bebida alcoólica e você rejeita. A cruz é representada quando você estiver na faculdade e alguma amiga ou amigo seu vier lhe falar alguma coisa que você pode fazer, que desrespeita a Palavra de Deus e, sabendo disso, você diz não. Porque o meu Senhor e Salvador não quer que eu faça isso. Isso é carregar a cruz.

Então, a partir do momento em que nós fazemos isso todos os dias de nossas vidas, em todas as ocasiões, nós estamos tomando o exemplo que Jesus deixou ali na cruz do Calvário. A cruz é para quem já decidiu morrer para o mundo. Se você realmente não vive mais no mundo, não pratica as mesmas coisas que o mundo queria que você praticasse antigamente. Se deixou tudo isso de lado, com certeza você está carregando a sua cruz.

Observe sempre isso na sua vida; não se esqueça jamais de que nós somos cristãos. Nós estamos no mundo, mas estamos para iluminar o mundo. Tome muito cuidado com as coisas que você faz, com as coisas que você pensa, porque nós devemos exercer aquilo que Deus deixou escrito na Sua palavra.

Deus abençoe seu dia!

Eugeniana Monteiro | Pastora