LIÇÕES

Devocional 25-08

25 de Agosto

Leitura bíblica: Tiago 1.2-3

O ensino deste versículo é tremendo, porque entendemos o significado das nossas provações. Provação é diferente de tentação. A provação é aquela situação em que nossa fé é testada; geralmente, ela ocorre na forma de adversidades que se levantam contra nós, e a tentação é aquela situação em que somos seduzidos e induzidos ao pecado. A tentação não leva a nada, mas a provação quando vencida, essa sim, produz a perseverança, promove o nosso crescimento humano e espiritual e nos aproxima mais de Deus. Por mais estranho que pareça, um dos principais propósitos de sermos abalados pelo sofrimento é que nossa fé se torne mais inabalável.

A fé é como o tecido muscular: se você o forçar ao limite, ele fica mais forte, não mais fraco. Isso é o que Tiago quer dizer aqui. Quando a sua fé é ameaçada, provada e pressionada até quase se romper, o resultado é uma maior capacidade de suportar.

Deus ama tanto a fé que Ele a provará até quase romper-se, a fim de mantê-la pura e forte. Deus valoriza tanto a fé que temos de todo o coração que Ele, graciosamente, tirará tudo no mundo em que nós poderíamos ser tentados a confiar — até mesmo a própria vida. Seu objetivo é que nos tornemos cada vez mais fortes em nossa confiança de que Ele mesmo será tudo o que nós precisamos.

Ele quer que possamos dizer com o salmista: “quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre” (Salmo 73.25-26).

Somos como o ouro que precisa passar pelo fogo para ser refinado e purificado. Portanto, se você estiver passando, mesmo que seja por uma prova de fogo, louve ao Senhor, espere um pouco mais, mantenha-se firme, e logo Deus trará o livramento para a sua vida.

Joseane Batista Veloso Goese | Pastora