25 de Dezembro
Leitura bíblica: Lucas 2.7,12,16
O que as pessoas sabem sobre o nascimento de Jesus? A manjedoura – o presépio de Natal. O comedouro de animais mais famoso de toda a história… Por que Lucas mencionou [a manjedoura] três vezes nesta história? Porque o comedouro, muito apropriadamente, era o sinal para os pastores, pois comedouro cheio significava fartura no campo e na cidade. A informação foi dada aos pastores, homens simples e trabalhadores. Esta criança é o salvador, o Messias, o Senhor. A manjedoura não é importante em si. É uma placa de sinalização, um dedo que aponta para a identidade e tarefa do menino que está deitado nela.
Sobre o significado da manjedoura: “Jesus […] fora embrulhado confortavelmente, como qualquer bebê seria, mas deitado em uma manjedoura, um local de status inesperadamente baixo. Como Maria previu, Deus, o Todo Poderoso de Israel está ignorando os governantes e o status quo (Lucas 2.1-2) e levando em consideração os humildes, a fim de estabelecer o seu Reino que não terá fim, pois é Eterno (Lucas 1.52). O comedouro passa a ser uma mesa com a presença do Pão da Vida (João 6.35)”.
Jesus veio ao mundo não em um palácio ou templo em Jerusalém ou Roma, antes, nasce em um abrigo para animais na humilde Belém. Jesus não tem nenhum berço ou carruagem elaborada, mas é colocado em um local extremamente simples, improvisado (uma manjedoura, comedouro dos animais). Deus deseja trazer “notícias maravilhosas e alegres para todas as pessoas” (2.10) a “lugares improváveis por meio de pessoas improváveis”.
Depois de um ano confuso e desafiador, nós o convidamos a apertar o botão “pause” e se juntar a nós pessoalmente ou online em nossos cultos. Vamos cantar canções de Natal, recontar a história do Natal e celebrar o nascimento de Cristo, que continua a trazer luz ao nosso mundo.
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento