LIÇÕES

Devocional 26-05

26 de Maio

Leitura bíblica: Atos 10.1-21; 24-29; 34-36; 44-48

Cornélio era um gentio. No livro de Atos dos Apóstolos, ele é descrito como: “homem piedoso e temente a Deus, com toda sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de continuo, orava a Deus”. (Atos 10.2). Apesar de Cornélio temer a Deus, ele ainda não era salvo.A primeira experiência de Cornélio com Deus foi algo extraordinário. Ele teve uma visão. Ele não hesitou: fez tudo quanto o anjo lhe ordenou que fizesse. O mesmo Deus que visitou Cornélio, dando-lhe a visão, foi também o que visitou Pedro também lhe mostrando algo e dando-lhe uma ordem. 

Cornélio entendeu de imediato a mensagem dada pelo Senhor em sua visão. Ao contrário do caso de Pedro, em que foi necessário que o Senhor lhe mostrasse a visão por três vezese, mesmo assim, ele ficara pensando qual seria o significado daquela visão. Ou seja, muitos ainda nos dias de hoje têm dificuldades de entender a voz do Espírito Santo. Mas, assim como com Pedro, o Espírito Santo não cessa de falar até que entendamos a sua mensagem.

Você está sensível à voz do Espírito Santo ou é necessário que Ele fale mais de uma vez para que entenda Sua mensagem? Você se parece mais com Cornélio, que entendeu a mensagem de imediato, ou com Pedro, que precisou que Deus lhe mostrasse a visão por três vezes?O texto fala queenquanto Pedro meditava sobre a visão, o Espírito lhe disse: “Estão aí três homens à sua procura. Portanto, levante-se, desça e vá com eles, sem hesitar, porque eu os enviei” (At 10.19-20). Portanto, quando Deus está na situação, há uma harmonia em sua maneira de agir.Simão Pedro foi enviado por Deus, para que ele explicasse àquele homem sobre a salvação. O próprio Deus viu o desejo do coração de Cornélio; sua sede por entender sobre o Evangelho da salvação. Esse era o propósito expresso do Espírito Santo ao providenciar a ida de Pedro até Cornélio.

O Senhor, através da visão dada a Pedro, estava dizendo que ele deveria pregar tanto para gentios como para os judeus. A parede de separação havia sido derrubada, e o Evangelho estava sendo negado aos gentios. Pedro começa falando daquilo que Deus, através do Seu Espírito, já havia tratado com ele. Em muitos momentos, Deus vai tratar primeiro conosco, para depois nos usar para ministrar sobre a vida de outros.

Enquanto ele falava, o Espírito Santo caiu sobre todos que ouviam a mensagem. De forma diferenciada, antes mesmo do batismo com água, porque em seus corações já havia arrependimento. O Senhor, através do derramar do Seu Espírito Santo, os aceita como aos judeus.Aqui, fica evidente que o Espírito Santo pode ser dado às pessoas no momento da sua conversão, como foi com Cornélio e toda sua casa. Foram anos de espera pelo alcance do Evangelho de Cristo Jesus, e todos os que ali estavam experimentaram o que os discípulos viveram no dia de Pentecostes. Por causa da sua vida do seu exemplo, Cornélio teve uma experiência sobrenatural com Deus.

Os gentios que criam em Deus Pai agora passam a crer também no Espírito Santo pela experiência vivida. Então, passam a crer em Deus Pai, no Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo.Aleluia!

Pra. Rosemary Barbosa